Beato José Xavier Gorosterratzu Jaunarena (1877-1936)

 

O Beato José Xavier Gorosterratzu nasceu em Urroz, Navarra, em 28 de agosto de 1877. Uma missão pregada por redentoristas em um povoado próimo despertou sua vocação religiosa. Tinha já 16 anos e por isso ingressou para ser Irmão Coadjutor. Como tal, iniciou o Noviciado em 25 de agosto de 1895. Porém, ao descobrir sua boa vontade de estudar, fez sua profissão religiosa já como corista, em 8 de setembro de 1896. Em 25 de dezembro de 1903 recebeu a ordenação sacerdotal. Dedica os primeiros anos sacerdotais ao ensino da Filosofia no Seminário maior.

Beato José Xavier Gorosterratzu Jaunarena

Beato Ciríaco Olarte y Pérez de Mendiguren

 

O Beato Ciríaco Olarte nasceu em 8 de fevereiro de 1893, em Gomecha, Província de Alava. De família eminentemente religiosa: três irmãos se tornaram sacerdotes e duas irmãs se tornaram religiosas. Aos cinco já ajudava à missa. Ingressou no Seminário Menor Redentorista de El Espino em 21 de setembro de 1904. Professou em 8 de setembro de 1911 e recebeu a ordenação sacerdotal em 29 de julho de 1917. Caráter aberto, alegre, entusiasta, abnegado e serviçal.

Beato Ciríaco Olarte y Pérez de Mendiguren

SANTOS REDENTORISTAS

Beato Miguel Goñi Ariz

 

O Beato Miguel Goñi nasceu em Imarcoáin, Navarra, em 27 de abril de 1902. Após uma infância profundamente piedosa, ingressa no seminário Menos Redentorista em 8 de setembro de 1913. Em 26 de agosto de 1920 fez sua profissão religiosa e recebeu a ordenação sacerdotal em 27 de setembro de 1925. Durante alguns anos se entregou ao ministério das missões, até que seus pulmões se ressentiram e teve que se dedicar quase que exclusivamente ao ministério interino de nossas igrejas. Havia chegado a Cuenca em princípios de 1936.

Beato Miguel Goñi Ariz

Beato Víctor (Victoriano) Calvo Lozano

 

Chamava-se Victor e nasceu em Horche (Guadalajara), em 23 de dezembro de 1896. Ele aponta sua mãe como sua educadora na fé, e que, pequenino ainda, foi iniciado nas leituras piedosas. A leitura da Regra de São Bento semeou nele a semente da vocação religiosa. Foi o pároco de seu povoado quem escreveu aos Redentoristas, solicitando seu ingresso.

Beato Víctor (Victoriano) Calvo Lozano

 

Redentoristas Mártires de Cuenca, Espanha

"Dar a vida pela Copiosa Redenção"

Beato Pedro Romero Espejo

 

Nasceu em 28 de abril de 1871, em Pancorbo, Província de Burgos. Sua família, profundamente cristã e caritativa, percebeu sua inclinação para a vida sacerdotal e religiosa, o que a levou a por Pedro para estudar latim com um professor da aldeia. Isto lhe permitiu adiantar alguns cursos quando ingressou no seminário Redentorista de El Espino, em princípios de 1886. Professou como Redentorista em 24 de setembro de 1890 e recebeu a ordenação sacerdotal em 29 de fevereiro de 1896.

Beato Julián Pozo Y Ruiz de Samaniego

 

Nasceu em payueta, província de Alava, no dia 7 de janeiro de1903. após uma infância exemplar, ingressou no Seminário Menor Redentorista de El Espino no dia 30 de agosto de1913. Professou como Redentorista no dia 26 de agosto de 1920. Pouco depois da profissão foi-lhe diagnosticada uma tuberculose, o que interrompeu seus estudos. Não obstante, pôde receber a ordenação sacerdotal no dia 27 de dezembro de 1925.

Beato Julián Pozo Y Ruiz de Samaniego

Beato Pedro Romero Espejo