Abertura do Pré-Noviciado


A abertura do ano no Pré-Noviciado da Província do Rio aconteceu no dia 15 de março, juntamente com a missa festiva em honra a São Clemente Maria Hofbauer, marcando também o encerramento do ano jubilar clementino. A celebração ocorreu na Comunidade Vocacional Dom Muniz (CVDM), Postulantado da Congregação Redentorista em Belo Horizonte (MG), que neste ano acolhe dois pré-noviços: Felipe Dias e Vinícius Alencar.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Superior da Província do Rio, Padre Nelson Antonio Linhares, C.Ss.R., e concelebrada pelos Padres Anísio Tavares, C.Ss.R., formador da CVDM, e José Maurício Araújo, C.Ss.R., vigário da Igreja São José. Em sua homilia, Pe. Nelson destacou, dentre as inúmeras virtudes de São Clemente, a criatividade que dinamizava sua vida apostólica e sua capacidade de ressignificar os inúmeros fracassos que teve em sua vida, transformando-os em motivação para seguir em frente e vencer novas barreiras. Encerrando sua reflexão, dirigiu algumas palavras aos pré-noviços, falando-lhes sobre a importância desse tempo que antecede o Noviciado, sendo, portanto, um período de aquietar e preparar a vida para ir, aos poucos, entrando no ritmo da próxima etapa formativa.

Ao final da celebração, o pré-noviço Vinícius Pinto Alencar fez uma belíssima homenagem ao Santo Jubilar, destacando mais uma de suas virtudes: a capacidade de construir e fortalecer a vida comunitária, encontrando nela inspiração para suas tantas outras virtudes. A celebração foi marcada por muita alegria e uma forte reverência a São Clemente, que é um ótimo modelo vocacional para todos.

A noite encerrou-se com um jantar festivo, onde os presentes tiveram a oportunidade de partilhar, além da vida, uma saborosa refeição típica da culinária alemã. A memória de São Clemente e a abertura do ano no Pré-Noviciado foi celebrada de maneira simples, respeitando todos os protocolos de segurança devido à COVID-19, porém, de forma muito bonita, alegre e profunda; uma ótima oportunidade para estreitar os laços, formando, de fato, uma verdadeira Família Redentorista.


Informou: Felipe Dias dos Santos




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo