Comunidade Vocacional São Clemente e Pré-Noviciado


Na perspectiva do processo formativo da Unidade Redentorista RJ-MG-ES, a Comunidade Vocacional São Clemente (CVSC), localizada em Juiz de Fora (MG), foca os estudos filosóficos. Os formandos os fazem na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ou no UniAcademia/JF. Isto vale tanto para quem vem da Comunidade Vocacional Santo Afonso quanto para quem ingressa diretamente nesta etapa formativa.


Seus eixos fundamentais são:

a) maturação humano-afetiva;

b) iniciação à Vida Espiritual e consolidação da Experiência Cristã;

c) consolidação da vocação à Vida Religiosa Missionária Redentorista;

d) conhecimento sólido e coerente acerca do ser humano, do mundo e de Deus.


Além destas, os formandos são iniciados na vida pastoral, aos finais de semana, colaborando com os confrades redentoristas da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Vale da Floresta, periferia de Juiz de Fora (MG). Compreendem também o cotidiano desta comunidade os estudos particulares da língua espanhola, a intensa vida fraterna e orante (reuniões, estudos formativos, Celebrações Eucarísticas, retiros mensais e dois anuais), os acompanhamentos psicopedagógicos, a limpeza e o cuidado geral para com a casa, os momentos de lazer e convivência. Ultimamente, os formandos têm exercido mais intensamente as atividades de cozinhar, lavar e passar roupas. E sempre se colocam disponíveis para alguma outra colaboração cotidiana que se fizer necessária para o fortalecimento do vínculo vocacional e para o bem da missionariedade redentorista.


Incorporado ao ano conclusivo dos estudos filosóficos, o PRÉ-NOVICIADO possi¬bilita aos formandos REVER, APROFUNDAR E PERCEBER o que assimilaram das etapas anteriores até então e integrar o que ainda se faz necessário. Esta etapa lhes oferece a oportunidade de resgatar a própria his¬tória e fazer uma síntese substantiva das experiências mais importantes já vividas; de fazer a experiência do TEMPO como qualidade de vida; de cultivar o ESPAÇO enquanto qualidade total do existir como Redentorista. Importa-lhes serem pessoas vocacionalmente realizadas enquanto Redentoristas, tendo os TEM¬POS PRESENTE , LITÚRGICO e PESSOAL como possibilidade concreta a lhes permitir uma unidade relacional entre o pensar-sentir-crer-comprometer-se.


Tratando-se do cotidiano de vida dos pré-noviços, estes estão inseridos no ritmo da CVSC. O que é específico do Pré-Noviciado acontece sob a adaptação cotidiana da riqueza programática herdada do Ano SPES: leituras mensais sugeridas e partilhadas, reuniões semanais, retiros, convivência etc. “Quem sou eu quando?” é a pergunta que norteia esta etapa, sem perder a comunhão da vida cotidiana com os três “sós”: Solidão, Solidez e Solidariedade.


Informou o formador da CVSC e Pré-Noviciado, Pe. José Maurício de Araújo, C.Ss.R.


Comunidade Vocacional São Clemente e Pré-Noviciado

Juiz de Fora (MG)

Tel.: (32) 3031-2217

Facebook: www.facebook.com/cvsaoclemente


Seja você também um Missionário Redentorista!

Entre em contato com a Pastoral Vocacional!

WhatsApp Vocacional: (31) 99979-3523

Facebook: PastoralVocacionalRedentorista

Instagram: vocacionalredentorista




7 visualizações
CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Ícone

@provinciadorio

ENTRE EM CONTATO:

WhatsApp Vocacional

31 99979-3523

Tel: (31) 3226-9595

contato@vocacionalredentorista.com.br

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

© 2020 - Todos os direitos reservado - Província do Rio