Encontro de formação do Pré-Noviciado



Nos dias 24 e 25/04, aconteceu o “I Encontro de formação do Pré-Noviciado” da nova unidade Redentorista RJ–SP–BA. Devido à pandemia, os pré-noviços da Comunidade Vocacional Dom Muniz de Belo Horizonte (MG) e da Comunidade Vocacional São Geraldo, em Pituaçú, Salvador (BA) participaram de modo online da formação, que aconteceu presencialmente para os pré-noviços da Província de São Paulo, diretamente do Seminário São Geraldo, em Sorocaba (SP), contando com a participação das duas casas de pré-noviciado da respectiva Província.


O encontro foi ministrado pelo Pe. Rogério Ramos, C.SS.R., especialista em Direito Canônico e formador do Seminário Padre Vitor Coelho, C.SS.R., onde vivem os pré-noviços de Campinas (SP). Guiados pelo tema “Noções fundamentais sobre o Noviciado canônico”, os pré-noviços refletiram sobre o que é e como se dá o tempo de Noviciado numa perspectiva canônica. O objetivo foi despertar na caminhada dos pré-noviços, desde já, uma consciência da importância e fecundidade do ano canônico que os espera como próximo passo na formação Redentorista.


Segundo os pré-noviços da Província do Rio, Felipe Dias e Vinícius Alencar, o encontro proporcionou não só um conhecimento substancioso sobre o Noviciado numa perspectiva canônica, como também, instigou o desejo e a curiosidade de conhecer mais sobre esse ano tão importante para a formação na Vida Religiosa Consagrada. Além disso, destacou questões de discernimento vocacional para o tempo de preparação presente, visto que o Noviciado é um tempo de refundação existencial que põe em maximização a consciência da liberdade, maturidade e capacidade de recriar-se.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo