Estágio Vocacional 2022



A vocação é assumida por pessoas que se sentiram chamadas por Deus a doarem suas vidas por uma causa. Esse chamado exige uma resposta, uma ação concreta de compromisso com Ele. Os jovens que desejam dar esse passo na Congregação Redentorista fazem um discernimento vocacional e, além de terem um acompanhamento, são convidados a participarem de retiros e encontros.

O Estágio Vocacional é um desses eventos, no qual o vocacionado volta o olhar com profundidade para dentro de si, de sua história vocacional e reza pela sua vocação. Após essa etapa, o jovem pode ser convidado a ingressar em uma das comunidades vocacionais, a continuar o acompanhamento ou ser indicado a seguir outro caminho. Em 2022, o Estágio Vocacional será realizado de 04 a 10 de janeiro, na Casa de Retiros Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), sob coordenação do Padre Jonas Pacheco, C.Ss.R., formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso e Secretário de Formação da Província do Rio. Para este Estágio, são esperados 10 vocacionados, oriundos de várias cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

A participação neste encontro só é possível após um período de aprofundamento e assistência pelo Secretariado Vocacional, que auxilia os jovens no processo de discernimento de sua vocação e os acolhe fraternalmente, amenizando a ansiedade e insegurança que, muitas vezes, pairam sobre os vocacionados. Nesta entrevista concedida ao site da Província do Rio, o Promotor Vocacional, Padre Robson Araújo dos Santos, C.Ss.R., explica como acontece o Estágio e fala de sua importância, além de fazer um balanço das vocações no ano de 2021.



Província do Rio - Após o acompanhamento vocacional durante um ano, o Estágio é o último encontro dos jovens antes do ingresso na casa de formação. Em linhas gerais, o que será trabalhado nestes dias?

Pe. Robson - Nestes dias do Estágio Vocacional, serão trabalhados elementos fundamentais para esta última etapa do acompanhamento vocacional dos jovens. Como o Estágio possui uma maior demanda de dias em relação aos encontros vocacionais, teremos mais oportunidades para melhor conhecermos os vocacionados e, do mesmo modo, é o momento propício para que eles conheçam melhor a Congregação. O Estágio Vocacional traz consigo uma estrutura na qual os jovens poderão voltar para dentro de si, da sua história vocacional e familiar, no intuito de fazerem um maior discernimento. O Estágio traz consigo as esperanças de um ano que começa e a importância de rezar a própria vocação. Os momentos oracionais são bem marcantes, ajudando que façam esse caminho na presença Daquele que nos chama ao novo.

Província do Rio - Quantos vocacionados foram convidados para o Estágio Vocacional 2022 e de quais cidades eles são?

Pe. Robson - Neste Estágio Vocacional, teremos a presença de 10 jovens vocacionados de várias regiões que abrangem nossa Província: Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, sendo que Minas Gerais é o estado com maior número de vocações Redentoristas.

Província do Rio - Como é composta a equipe responsável pelo Estágio e como se dá a sua dinâmica?

Pe. Robson - A equipe do Estágio Vocacional é composta por um grupo preparado para conduzir o momento. É constituída pelo Secretário de Formação (Pe. Jonas), o responsável por conduzir o estágio; o Superior Provincial (Pe. Nelson Antonio); o Promotor Vocacional (eu, Pe. Robson); psicólogas e seminaristas, e claro, com a presença dos vocacionados. A dinâmica é toda voltada para uma caminhada de crescimento do jovem; é um caminho que se faz junto para ajudar a perceber com clareza a escolha a ser feita na liberdade e autenticidade.


Província do Rio - Qual é a importância do Estágio para a vida de cada vocacionado?

Pe. Robson - A experiência do Estágio Vocacional é muito importante na vida do vocacionado, pois após um período de acompanhamento e aprofundamento, o Estágio traz consigo um passo mais decisivo no discernimento vocacional. O vocacionado é impulsionado a mergulhar nas águas mais profundas de sua história, um mergulho dentro de si, no intuito de obter uma melhor clareza e crescimento sobre a sua vocação.

Província do Rio - O que acontece ao final do Estágio Vocacional Redentorista?

Pe. Robson - No final do Estágio Vocacional, temos uma melhor clareza do discernimento vocacional de cada jovem. Há três possibilidades: a) O jovem é convidado a ingressar em uma das comunidades vocacionais; b) Dependendo da experiência vocacional do vocacionado, pode ser que ele fique mais um tempo em acompanhamento vocacional, c) Por questões de discernimento, o vocacionado pode ser orientado ou descubra que seu projeto de vida seja um outro tipo de vocação.

Província do Rio - Qual balanço você faz das vocações Redentoristas na Província do Rio no ano de 2021?

Pe. Robson - Trabalhando com as vocações Redentoristas no ano de 2021, mesmo em tempos difíceis, percebi que vários jovens decidiram caminhar em busca de uma resposta e descoberta interior. Escutando o relato dos jovens, há muita esperança no trabalho que é feito pelos Missionários Redentoristas, pois muitas vocações surgiram através de testemunho de vida de Redentoristas que se dedicam ao máximo na missão. Isto faz com que cresça a consciência da importância do quanto o trabalho precisa ser feito tanto pra Deus quanto para o testemunho, que é o berço de novas vocações.

Província do Rio - Diante das diversas opções vocacionais que a vida cristã oferece, qual sugestão você dá aos jovens para descobrirem qual é a vocação a qual Deus o chama?

Pe. Robson - A exortação que faço aos jovens é que nunca se fechem para as propostas que Deus tem para a vida de cada um de nós. E que nunca tenham medo de se arriscarem em um projeto tão bonito e gratificante. A vida religiosa, por mais desafiante que seja, se faz necessária nos dias de hoje, porque o consagrado é chamado por Deus a ser sal da terra e luz no mundo. O chamado que Ele faz é pessoal, cada chamado traz consigo muitas oportunidades, e elas só se concretizarão com aquilo que somos enquanto pessoas amadas por Deus.


JOVEM, VOCÊ DESEJA SER UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA, PADRE OU IRMÃO?

Entre em contato com a Pastoral Vocacional Redentorista:

Whatsapp Vocacional: (31) 99979-3523

E-mail: contato@vocacionalredentorista.com.br

Site: www.vocacionalredentorista.com.br



68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo