top of page

Estágio Vocacional Redentorista 2023



A vocação é um chamado de Deus que exige uma resposta, uma ação concreta de compromisso. Os jovens que desejam dar esse passo na Congregação Redentorista fazem um discernimento vocacional e, além de terem um acompanhamento, são convidados a participar de retiros e encontros. O Estágio Vocacional é um desses eventos, no qual o vocacionado volta o olhar com profundidade para dentro de si, de sua história vocacional e reza pela sua vocação.

Este ano, o Estágio Vocacional Redentorista será realizado de 04 a 11 de janeiro, na Casa de Eventos Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG). “O Estágio Vocacional é a etapa conclusiva de um acompanhamento vocacional daqueles jovens que querem ser Missionários Redentoristas – Padres ou Irmãos. Durante o ano de 2022, esses jovens participaram de retiros, encontros, lives, em prol de um melhor discernimento vocacional. Agora, eles vão dar mais um passo nessa caminhada e, assim, nós esperamos que façam um discernimento sério, que possa florescer e dar bons frutos”, pontuou o Pe. Robson Araújo, C.Ss.R., Promotor Vocacional da Província do Rio.

O evento conta com a colaboração de uma equipe de trabalho, constituída por psicólogas, seminaristas e padres (Superior Provincial, Formadores e Promotor Vocacional), que ajudam no desenvolvimento do Estágio. “A equipe é grande por conta da exigência de uma estrutura que está a favor do vocacionado, para que ele possa fazer um bom discernimento. A equipe ajudará em todo o processo para que tudo possa caminhar da melhor maneira possível”, informou Pe. Robson.

O Missionário Redentorista também aponta a dinâmica do Estágio Vocacional. “Durante esses dias, serão trabalhadas as dimensões vocacional, familiar, espiritual e comunitária. Será um tempo de aprofundar a dimensão humana e o desejo vocacional do jovem. Após o Estágio Vocacional, há duas possibilidades: o aspirante é convidado a ingressar em uma Comunidade Vocacional Redentorista ou ele descobre, junto à equipe de trabalho, que sua vocação tem um outro caminho que não o religioso, um outro viés que o ajude a se realizar enquanto ser humano e filho de Deus.”

Ao fazer um balanço da trajetória vocacional Redentorista na Província do Rio, no ano de 2022, o Pe. Robson avaliou positivamente os avanços conquistados. “Em 2022, a caminhada vocacional Redentorista deu grandes passos, principalmente no quesito virtual, nas redes sociais, e também apresentou um teor mais missionário. Nós tivemos a oportunidade de realizar mais trabalhos missionários, tríduos vocacionais, semanas missionárias, estivemos presentes em Aracruz (ES), Piedade do Rio Grande (MG), Barbacena (MG), Oitava de São Geraldo em Curvelo (MG). Convidamos os jovens, apresentamos a nossa espiritualidade e missão nos lugares em que, muitas vezes, estão distantes da gente. Então, tivemos essas possibilidades de levar o nosso Carisma Redentorista. Rezemos pelas vocações e peçamos ao Senhor da Messe que envie mais operários!”.



:: Faça você também um discernimento vocacional conosco! Entre em contato com a Pastoral Vocacional Redentorista!


WhatsApp Vocacional: (31) 99979-3523






28 visualizações1 comentário
bottom of page