Evangelizar de modo sempre novo



​ A vocação acertada é uma vocação criativa, que sabe fazer do Evangelho uma fonte de água viva. Com ela, o Evangelho se torna um modo de servir e amar.


Dizer que uma pessoa é chamada por Deus a realizar determinada missão não significa que ela não terá desafios, dificuldades. Pelo contrário, o vocacionado, ou seja, aquele que é chamado por Deus, se sentirá interpelado a avançar para águas mais profundas e nunca estará satisfeito em ficar à margem da missão. Exemplo disso foi o Missionário Redentorista São Clemente, cuja memória celebramos em 15 de março, chamado por Deus a viver uma missão específica no seio da Igreja: Anunciador da Boa Nova, e anunciador de “modo sempre novo”, como ele sempre dizia.


​ São Clemente foi um homem realizado naquilo que fazia, sabia que não era mérito próprio, mas aquilo que realizava era pela ação do próprio Espírito agindo através dele. A vocação acertada de Clemente fez com que ele percebesse que a sua consagração a Deus precisava refletir na vida dos mais pobres e abandonados. Ele entendeu que a caridade aos mais pequeninos era o sinal visível de toda sua vida dedicada a Deus e ao próximo. Mesmo os ventos contrários sendo fortes contra suas ações, nunca deixou de trabalhar em prol do Reino de Deus, pois ele sabia onde tinha depositado sua confiança e que Deus não o abandonaria.


​ Clemente foi o padre da juventude. Soube usar dos meios à sua disposição para ajudar muitos jovens a fazerem um caminho com o Senhor, um encontro de conversão. Fico a imaginar nos dias de hoje o quanto Clemente pode nos inspirar na evangelização em meio aos jovens, não simplesmente repetir, mas deixar o coração aberto e disponível para que Deus inspire novos modos de evangelização. Para o nosso santo, a vida de oração era o combustível de sua caminhada. Sem oração não havia ação. A oração para Clemente foi o fio de comunhão para com Deus. Era o momento sublime de partilha e fortalecimento desta amizade para com o Senhor, um autêntico Missionário Redentorista, um anunciador da Copiosa Redenção. Entendeu a dinâmica da vida porque soube escutar o chamado de Deus, deu seu “sim” e perseverou fiel a ele até o fim.


São Clemente, rogue a Deus por nós e seja inspiração para o surgimento de muitas e santas vocações para a nossa Congregação do Santíssimo Redentor!



Pe. Robson Araújo, C.Ss.R.

Promotor Vocacional da Província do Rio

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo