Mensagem Vocacional: “Já não vos chamo de servos, mas vos chamo amigos” (Jo 15,15)


No próximo sábado, dia 17 de abril, o Diácono Robson Araújo dos Santos, C.Ss.R., Promotor Vocacional da Província do Rio, será ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Darci José Nicioli, arcebispo metropolitano de Diamantina, na Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG). A Celebração Eucarística será às 18h e poderá ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais: facebook.com/BasilicaDeSaoGeraldo e youtube.com/basilicadesaogeraldo.

Confira abaixo a mensagem vocacional que o diácono escreveu sobre esse momento tão especial em sua vida:

“Já não vos chamo de servos, mas vos chamo amigos” (Jo 15,15)

Seduzido pela maneira com que Jesus nos chama e nos conduz, assim quis consagrar-me ao Senhor, tornando-me missionário e padre redentorista. Ainda pequeno, sem muito discernimento, fui me encantando pelo modo de ser dos padres que trabalhavam na Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG), onde nasci. Fiquei ainda mais encantado com a vida do glorioso São Geraldo e de sua intimidade com Deus. Via na vida deste santo uma relação muito profunda com Jesus: não de um servo com seu senhor, mas de amigos. Quisera também eu viver pelo menos uma pequena parcela desta experiência, estabelecendo assim uma amizade íntima com Jesus. Esse, com certeza, seria o melhor desejo vocacional de qualquer cristão, especialmente daqueles que querem segui-lo de perto: religiosos, religiosas e padres.

Olhando o percurso que fiz até aqui, fica claro para mim que Deus permanece fiel à sua aliança. Em nenhum momento, senti-me desamparado pelo olhar do Pai celestial nem afastado de sua companhia amigável. Sinto-me feliz por consagrar minha vida a Deus. Essa consagração eu a faço em prol dos mais pequenos e abandonados, como era o desejo de nosso fundador, Santo Afonso de Ligório. Imitando seu exemplo, quero gastar meus dias e toda a minha vida anunciando a Copiosa Redenção.

Vivemos tempos desafiadores, permeados de muitas crises. É no contexto deste mundo ferido que exercerei meu ministério. Por isso, quero fazer de minha amizade com Jesus sinal da graça de Deus, que vela por nós e caminha com seu povo. O convite que Ele me fez continua a fazer a todas as pessoas, diariamente, dizendo-lhes: “Ei, ajude o mundo a me encontrar”. Isto significa que o encontro pessoal com Jesus Cristo é sempre novo e universal. Há um convite que nos interpela, que nos move a uma transformação de vida e nos pede para ir ao encontro do próximo, especialmente os mais necessitados.

No dia 17 de abril, às 18h, serei ordenado presbítero da santa Igreja na Basílica de São Geraldo, onde, durante minha infância, senti meu despertar vocacional. E será naquele chão que me tornarei ainda mais um amigo de Jesus, dando meu “sim” para sua aliança de amor e de consagração. Peço que rezem pela minha fidelidade a Deus e a este projeto ministerial.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo