top of page

O que é vocação? Entenda mais sobre o projeto de Deus para sua vida


Vocação é dom de Deus, é Ele quem projeta no coração de cada pessoa o seu querer


Lucas de Bem


A palavra VOCAÇÃO só pode ser entendida a partir de uma visão religiosa. A palavra tem origem no vocábulo latino VOCARE, que significa “chamar”, “escolher”, “convocar”. 
Deus, a Santíssima Trindade, é uma Pessoa feliz, que criou o ser humano como Sua imagem e semelhança, “obra de suas mãos”. Portanto, criou-nos para sermos felizes. Toda pessoa que Deus projetou em seu coração é chamada para a missão de ajudá-lo a construir o mundo.
Assim, toda vocação é um projeto de Deus. Por isso, uma pessoa que não acredita na existência de Deus ou não busca conhecê-lo, jamais poderá sentir-se vocacionada, chamada para exercer uma missão. Vocação é dom de Deus, é Ele quem projeta no coração de cada pessoa o seu querer.
Somente quem aceita a existência de Deus poderá enxergar a própria vida sob o aspecto do CHAMADO, da VOCAÇÃO.
:: Vocação Familiar: Cuidado, paciência e amor
A vocação é também uma expressão do amor de Deus. Deus é amor e o amor verdadeiro se expressa em atitudes de mais vida. E porque Ele nos ama, expressa esse amor partilhando conosco o seu ato criador.
Por isso, cada pessoa é chamada, vocacionada a ajudar o Criador a continuar criando o mundo com seu trabalho, que deve ser uma resposta de amor. Assim, ao assumir a vocação, sentindo-se amada, a pessoa torna-se parceira de Deus na construção do seu Reino. Acontece aí uma aliança de amor entre Deus e o ser humano.

É importante perceber que há uma grande diferença entre VOCAÇÃO e HABILIDADES.

Vocação é o grandioso sonho de Deus plantado no coração de cada pessoa. Ele planejou o modo de existir de cada criatura, sua função, seu papel com suas aptidões pessoais. Para que se realize, todo ser humano é portador de muitos dons, talentos ou habilidades a serem desenvolvidos, o que levará cada pessoa a exercer uma profissão ou atividades específicas.
Para isso, é preciso descobrir qual o projeto que cada pessoa carrega para poder exercitar e desenvolver suas habilidades. Assim, poderá ser feliz e realizada. Portanto, vocação é um mistério de Deus em que devemos mergulhar, contemplar, conhecer e exercitar.
Toda vocação é um caminho de mão dupla: escolha e chamado, proposta e decisão, graça e resposta. Antes de fazermos a escolha, Deus já pensou em nós bem antes do nosso nascimento.

Escrito por Secretariado Vocacional Redentorista
22 NOV 2023 - 10H36 (Atualizada em 22 NOV 2023 - 15H21)
FONTE: A12
13 visualizações0 comentário
bottom of page