Oração rima com vocação


No mês de agosto, a Igreja nos convida a celebrar o mês vocacional: tempo de enfatizarmos o chamado de Deus em nossa história e de intensificarmos nossas orações pelas vocações. É também um período favorável para aprofundarmos nosso discernimento vocacional.


“Quando”, “onde”, “como” o Senhor me chama para o servir? O que devo fazer para sentir-me realizado enquanto ser humano? Estas são perguntas existenciais e fundamentais que temos de responder ao longo de nosso itinerário vocacional, pois nos ajudam a discernir o verdadeiro chamado que o Senhor nos faz.


Somos convidados a seguir Jesus e buscar realizar aquilo que Ele nos ensina. Seguindo o Cristo, tornamo-nos seus discípulos-missionários. Dele, aprendemos um novo estilo de vida e com ele buscamos construir o Reinado de Deus, fazendo só e sempre a sua vontade. Todavia, para saber e realizar plenamente a vontade do Senhor, precisamos estar em profunda sintonia com Ele. E o modo mais eficaz para vivenciar essa profunda intimidade com Deus é por meio da oração. Por essa razão, ela é um dos elementos fundamentais durante o processo de discernimento vocacional.


Santo Afonso sempre insistia que o cristão necessita constantemente da oração. Segundo o nosso fundador, a oração é para a nossa alma o que o alimento representa para o nosso corpo. Sem a oração, nossa vida espiritual está fadada ao fracasso, pois é através dela que descobrimos o que Deus quer de nós e é ela que fortalece nossa amizade com o Senhor. Nesse sentido, o ato de rezar pela nossa própria vocação é um gesto de amor a Deus e demonstra nosso interesse por seu plano salvífico.


Neste mês vocacional, somos convocados, enquanto Igreja, a rezar de modo especial pelas vocações presbiterais e religiosas, pedindo ao Pastor da messe e Senhor do rebanho que envie muitos e santos operários que mantenham sempre viva a Palavra de Deus através de sua pregação e testemunho de vida.


Que nossas orações ajudem muitos jovens em seu despertar vocacional e, assim, eles possam abrir cada vez mais seus ouvidos ao chamado do Senhor e recebam dele as graças necessárias para corresponder, com fidelidade e amor, a este convite.



Pe. Robson Araújo, C.Ss.R.

Promotor Vocacional da Província do Rio


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo