Semana Vocacional Redentorista


Aspirando os ares do mês afonsiano e vocacional, impelidos com o tema: “Se o coração não arder, os pés não caminham...” e o lema: “Porque me ungiu para Evangelizar os pobres.” (Lc 4,18), a Comunidade Vocacional São Clemente e o Pré-Noviciado, localizados em Juiz de Fora (MG), vivem um tempo oportuno para o aprofundamento da Espiritualidade Redentorista e do discernimento vocacional: a 1ª Semana Missionária Vocacional Redentorista (SMVR).

Em tempos de pandemia, como os formandos não puderam vivenciar a tradicional “missão de Semana Santa” nem poderiam participar de uma Semana Missionária Vocacional Redentorista, surgiu o desejo de viver mais intensamente o mês do Pai Fundador, Santo Afonso Maria de Ligório, como também, o ano jubilar do patrono da casa, São Clemente. Através de um pouco do que seria uma Semana Missionária Vocacional Redentorista, os seminaristas se propuseram a viver a última semana de agosto em ritmo diferente, trazendo ao cotidiano atividades próprias da SMVR, pois a primeira missão do cristão inicia-se na própria casa.

Os formandos Luís Fernando (1º ano de Filosofia) e Vinícius Alencar (3º ano de Filosofia) relatam essa experiência e a programação da Semana Vocacional:

Com a casa toda ornamentada com cartazes, frases e fitas, o início de nossa Semana Missionária se deu no domingo passado (23), celebrando os 17 anos de Ordenação Presbiteral do nosso formador, Padre José Maurício de Araújo, C.Ss.R., com a celebração da Santa Missa. Em seguida, produzimos uma singela homenagem pela ocasião do aniversário presbiteral; finalizamos o dia com uma pequena confraternização.

Nossa Semana Missionária é composta a cada dia por temas diversos. Estes são os mesmos que se dão na Semana Missionária realizadas nas paróquias:

Segunda-feira - Toda vida é uma vocação; “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Sl 90,17);

Terça-feira - Somos chamados a nos realizar criando laços; “Exorto-vos pois que leveis uma vida digna da vocação a qual fostes chamados” (Ef 4,1);

Quarta-feira - Vem seguir o Redentor: “Porque eu sei que meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, ainda em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros, o verão; e, por isso o meu coração se consome dentro de mim” (Jó 19,25-27);

Quinta-feira - Cristo convoca você para ser Igreja; “Com efeito, o corpo é um e, não obstante, têm muitos membros, mas todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo. Assim também acontece com Cristo. Pois fomos batizados num só espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres, todos bebemos de um só espírito” (1Cor 12,13);

Sexta-feira - A vocação missionária Redentorista: “Junto Dele é Copiosa Redenção” (Sl 122);

Domingo - “Testemunhas do Redentor, solidários para a missão em um mundo ferido”.

Nossa programação é composta pelo seguinte horário: de segunda à sexta-feira, às 07h30 da manhã, se realizará o Terço da Aurora, com meditações dos textos do Papa Francisco (Evangelii Gaudiume Christus Vivit), como também, das nossas Constituições e Estatutos, percorrendo, ao longo do complexo redentorista da Glória, com o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o mastro das Santas Missões. Às 11h30min, teremos um momento de partilha e espiritualidade acerca dos temas propostos no dia; este momento será coordenado por alguns Confrades da Paróquia Nossa Senhora da Glória (Morro da Glória/Juiz de Fora) e da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Floresta/Juiz de Fora). Pela tarde, rezaremos e meditaremos a vida e a história dos Santos Redentoristas (material produzido pela Província Redentorista de Goiás). Teremos ainda a Santa Missa na quinta-feira, presidida pelo Pe. Vanderlei Santos, C.Ss.R., pároco da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (Floresta/Juiz de Fora); e no sábado, a celebração de um Lucernário que nos remeterá à vida como dom e compromisso de entrega a Deus e aos irmãos renovando nossas promessas batismais, fazendo, também, como gesto concreto de unidade com a realidade atual, uma memória orante às vítimas da COVID-19 e de todos os mártires da caminhada que doam constante e silenciosamente, pelo mundo a fora, suas vidas pela edificação do Reino.

No domingo, o encerramento de nossa Semana Missionária Vocacional Redentorista será com a procissão do Cruzeiro. Entronizaremos no exterior de nossa casa e celebraremos a Santa Missa de Ação de Graças por este tempo oportuno de graça e de aprofundamento em nossa vocação, atendendo ao chamado do Redentor.

Que este seja um tempo de aprofundamento vocacional, escuta do desejo que uniu os nossos corações ao projeto do Reino, e que ao final, possamos louvar ao Pai pela obra iniciada em nós!


Fonte: Província do Rio



 

7 visualizações
CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Ícone

@provinciadorio

ENTRE EM CONTATO:

WhatsApp Vocacional

31 99979-3523

Tel: (31) 3226-9595

contato@vocacionalredentorista.com.br

RECEBA NOSSAS NOVIDADES

© 2020 - Todos os direitos reservado - Província do Rio