Uma nova Casa no Suriname



No dia 12 de julho de 2021, Pe. Fagner Dalbem, C.Ss.R. e Pe. Ricardo de Carvalho, C.Ss.R. mudaram-se para uma nova casa paroquial, que é anexa à Igreja de Santo Afonso, próximo ao centro da cidade de Paramaribo, capital do Suriname. Essa casa já foi o Convento dos Missionários Redentoristas e, quando nossos confrades holandeses saíram, foi transformada em uma casa paroquial. Providencialmente, agora volta a ser um Convento Redentorista.


A casa é muito bonita e bem arejada. No térreo, funcionam a secretaria e um salão, onde acontecem alguns trabalhos paroquiais. A Comunidade Redentorista mora no andar de cima, que atualmente tem três quartos, um banheiro, uma lavanderia, uma cozinha e uma sala de estar grande, onde também há uma mesa para as refeições. Entretanto, como são poucos confrades, as refeições são feitas em uma mesa na varanda que rodeia toda a extensão da casa. E... a vista é bem bonita.


Brevemente, irá residir na casa também o Pe. Patrício, que atualmente mora mais ao norte da cidade. Os confrades da Missão no Suriname estão muito satisfeitos com essa mudança, porque a casa e a sua localização estão proporcionando mais qualidade de vida e mais contato com o povo.



Posse como Párocos


No dia 1º de agosto, dia de Santo Afonso, o Padre Ricardo recebeu a posse da Paróquia Santo Afonso. Dom Karel Choennie presidiu a Eucaristia. Nessa paróquia, temos a Igreja Matriz de Santo Afonso e mais duas capelas, uma dedicada a São Paulo e outra a Zaqueu.


No domingo, dia 8 de agosto, o Padre Fagner recebeu a posse da Paróquia de São Clemente Maria Hofbauer, composta pela Igreja Matriz de São Clemente e pela capela dedicada ao nosso confrade São Geraldo Magela. Essa capela fica dentro de um asilo onde participam os idosos residentes e os paroquianos da redondeza.


Padre Fagner exerce pela primeira vez o ministério de pároco e ainda está aprendendo, além do idioma, a cultura e os costumes locais, que são bem diferentes dos brasileiros, inclusive nos ritos.


Padre Patrício continua como pároco da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, que atende a comunidade dos brasileiros.


Com isso, a Missão Redentorista no Suriname tem a tarefa de dinamizar três paróquias. Mas ainda faz parte do projeto fazer um trabalho com os migrantes de língua espanhola, tendo uma missa semanal em espanhol em uma de nossas paróquias. Também há o desejo de fazer um trabalho missionário no interior do país, onde estão os brasileiros que trabalham nos garimpos.


Que Deus abençoe nossos confrades que estão evangelizando na Missão do Suriname!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo