Encontro Vocacional

Oportunidade para se conhecer melhor para conhecer algo maior.

 

Entre os dias 12 e 15 de setembro, aconteceu mais um Encontro Vocacional no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG). Dezesseis jovens dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro estiveram reunidos com o Promotor Vocacional da Província Redentorista do RJ-MG-ES, Padre Edson Alves da Costa, CSsR, para refletirem sobre sua história pessoal e, a partir daí, traçar o caminho do discernimento vocacional.

 

Durante os quatro dias, os jovens conheceram a Comunidade Vocacional Santo Afonso (CVSA), onde residem os seminaristas que cursam o ensino médio e puderem ver de perto o dia a dia da vida comunitária. No Seminário da Floresta, participaram de momentos de reflexão individual e em grupo, sempre enfatizando o conhecimento sobre si, sobre o outro e a sociedade e o relacionamento com Deus.

 

Para Padre Edson, o Encontro Vocacional, precedido pelo Retiro Vocacional, dá ao jovem a oportunidade de fazer uma parada para reflexão. “Eles chegam com muita expectativa e a nossa proposta é de pausa para refletir sobre o que é fundamental dentro do processo de crescimento humano e espiritual e, posteriormente, uma conversa sobre a opção vocacional.” Um dos participantes viajou 15 horas para realizar o encontro. “Isso mostra a vontade, o interesse e também que estamos chegando a lugares que ainda não tínhamos contato.”

 

O sacerdote destaca ainda a abertura dos jovens para o processo de reflexão. “Eles trazem na bagagem a história, a riqueza adquirida no seio familiar e, com a ajuda da equipe vocacional, vamos ajudá-los a discernir um caminho, uma resposta ao chamado que vem como inquietude no coração.”

 

Um deles é Rafael Nascimento, 29 anos, que veio de Barbacena (MG). Professor de história, Rafael diz que a história de vida de Santo Afonso sempre o fascinou. “Sempre fui muito apegado à família, muito católico e agora resolvi dar um novo passo.” Para ele, o encontro é muito proveitoso, no sentido de conhecer pessoas de regiões diferentes, ter um diálogo com elas e, ao mesmo tempo, refletir sobre si mesmo”.

 

O seminarista Rubens Júnior, 19 anos, que cursa o 2º ano de Filosofia e mora na Comunidade Vocacional São Clemente (CVSC), ressalta a importância do Encontro Vocacional, no sentido de proporcionar ao jovem a oportunidade de se conhecer mais para conhecer algo maior: a vocação. “Tenho lembranças muito boas dos encontros que fiz quando tinha entre 14 e 15 anos. São os primeiros passos que vão nos ajudar no caminho: como está meu relacionamento comigo mesmo, com Deus e com o mundo.”

 

Padre Edson explica que, no final deste encontro, são oferecidas as respostas aos jovens: ”Ou vão para a próxima etapa, que se constitui no Estágio Vocacional, no mês de janeiro; ou permanece conosco para mais um tempo de acompanhamento ou a conclusão de que o caminho é outro.”

 

Veja mais Fotos!

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista