Exposição refaz trajetória de Santidade

Uma das grandes atrações da Oitava de São Geraldo é a exposição que contempla toda a trajetória do garoto peregrino da Lucânia, canonizado pelo Papa Pio X em 11 de dezembro de 1904.

 

O Superior Provincial da Congregação Redentorista Minas, Rio e Espírito Santo, Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., afirma que o evento tornou-se realidade a partir do momento em que a ideia foi compartilhada pelo grupo que pensa todos os projetos de renovação da Basílica de São Geraldo. Segundo ele, as pessoas que visitam a Basílica anseiam por um maior contato cultural, originando assim a ideia de resgatar e resguardar a memória histórica de São Geraldo.

 

Sua caminhada é contada através de nove painéis de dupla face com textos e fotografias, além de alguns objetos próprios da espiritualidade Redentorista, como a réplica de seu quarto com cama, escrivaninha, genuflexório, crucifixo e a imagem de Jesus Cristo. Em uma das paredes está reproduzida a frase encontrada na porta de seu quarto: “Aqui se faz a vontade de Deus como e quando ele quiser”. Além disso, pode ser vista uma relíquia, um pequeno osso de São Geraldo, e a réplica de seu hábito de Redentorista.

A temática “Amores de São Geraldo” abrange a Cruz, a Eucaristia, Maria e os Pobres. Em o “Protetor das Mães e Crianças” é ressaltada a devoção que o faz ser invocado como protetor das mães em partos difíceis. No episódio da “Canonização”, alguns documentos originais foram digitalizados, como o Decreto da Congregação dos Ritos, de 15 de agosto de 1904, que aprovou dois milagres, mais a Bula e o Ritual da Canonização.

 

A presença do peregrino em Curvelo é registrada com a data de 18 de setembro de 1906, que assinala o início da missão Redentorista na cidade conhecida como “Princesa do Sertão”. As fotos constituem importante documento da construção da Basílica, iniciada em 1912 e concluída em 1918. Já o convento começou suas obras em 1918, terminando em 1934. Outros temas abordam os “Caminhos da Santidade”, os “Caminhos de São Geraldo” e o momento maior de “São Geraldo”, quando surgem diante dos olhos do visitante a frase “Vou para fazer-me Santo”. Tais palavras foram escritas no bilhete de despedida deixado para a família na noite em que fugiu de casa para se juntar à Congregação Redentorista.

 

A “Expansão da Devoção Redentorista” mostra como a vida e a obra de São Geraldo foi disseminada através das páginas impressas de órgãos informativos, desde “O Santuário de São Geraldo” até o “Almanaque de São Geraldo”. Por fim, um painel aborda a integração de “São Geraldo e o Circuito Guimarães Rosa”.

 

Padre Vicente enfatiza que a comemoração da Oitava é uma referência na região de Curvelo, aglutinando romeiros não só de Minas Gerais, mas também de todo o Brasil:

- A Basílica está cada vez mais se tornando um local de acolhida para romeiros de todas as partes do Brasil. Neste momento, os Redentoristas, junto com a comunidade, propõem esta exposição sobre a vida e a trajetória de São Geraldo e iniciam as obras de restauração da Basílica. Ao mesmo tempo, é importante destacar a parceria com o Circuito Guimarães Rosa. Ao viver sua experiência de fé e oração, o romeiro poderá também visitar pontos turísticos da região.

 

Pe. Vicente ressalta que a data que comemora oficialmente o Santo é no dia 16 de outubro. Por isto, outra grande festa acontecerá de 17 a 20 de outubro de 2013, com o Tríduo. Responsável pela concepção visual e temática e montagem da exposição, o analista de Museologia, José Veloso Júnior, tomou como base o livro do Pe. Braz Delfino Vieira. Ele pensou a exposição utilizando elementos relacionados a São Geraldo. As inspirações gráficas vieram dos azulejos da Basílica e dos vitrais de Materdomini.

 

- Tentei traçar sua trajetória de maneira simples, conforme a vida do próprio Santo, que é marcada por momentos de milagres fantásticos e situações cotidianas em que também demonstra sua santidade - explica José Veloso, que levou 20 dias para deixar a mostra pronta para exibição. Ao final da Exposição, os visitantes poderão assinar o Livro de Presença.

 

Veja mais Fotos!

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista