São Barnabé

Introdução:
Os Atos dos Apóstolos deixam transparecer que a vocação missionária de Barnabé foi de fundamental importância para a Igreja nascente. Ele era um homem bom, repleto do Espírito Santo e adulto na fé. Alguns autores pensam que Barnabé poderia ser o redator da Epístola aos hebreus, devido a sua formação sacerdotal e seus contatos com o pensamento de Paulo. O fato é que Barnabé sobressai como o grande missionário conciliador e companheiro.

Canto: Ó pai, somos nós o povo eleito (Página 43 / cantando nossa vocação)

Experiência de vida:
Barnabé devia ser muito querido em sua comunidade de origem e os Atos narram o seu espírito conciliador. Que símbolo ou lembrança você traz que retrata um momento bom de sua vida em nossa comunidade Redentorista, na unidade Leiga e também junto aos jovens?

Canto: Sempre é preciso dizer: Obrigado Senhor (Página 106 / Cantando nossa vocação)

Palavra de Deus: Atos 11, 21b-26.

Reflexão:
- O projeto de Deus para nós é um projeto de amor e vida. Esse projeto não é feito de leis e decretos por Deus. Ele tem iniciativa da comunicação e diálogo com as pessoas através dos acontecimentos. Ele se comunica de amigo para amigo.
- Palavra viva e redentora. Deus continua amando e salvando o ser humano. Ele entra na história humana, toma a iniciativa tornando-se palavra viva e redentora. Com paciência, Ele vai revelando os caminhos da salvação através dos acontecimentos da vida. Assim vemos na Bíblia, na história do povo de Israel. Essa revelação se torna plena em Jesus que é a Palavra de Deus que se fez homem e continua com os apóstolos e discípulos de Jesus. Deus nos fala através de Jesus. Deus conta conosco na ação construtiva do Reino.
- A Palavra nos acontecimentos. Aprendemos a Palavra de Deus através dos acontecimentos, na história do Povo de Israel, através de Jesus e das mensagens das primeiras comunidades cristãs. Deus sempre esteve presente na história, uma presença de amor e de vida. Ele se revelou como Uno em sua divindade e Trino em sua personalidade. É Pai, Filho e Espírito Santo. Sobretudo, se revelou como amor que atinge sua plenitude em Jesus, Filho de Deus que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14).
- Palavra viva do Pai. Jesus, revelação do Pai, é a chave de leitura de tudo. Ele está na origem e através d’Ele a história se plenifica e Ele estabelece o diálogo da pessoa com Deus. Ele é modelo da pessoa humana e caminho histórico da libertação integral da pessoa e da sociedade. 
- A Palavra de Deus é eficaz e salvadora. A palavra de Deus tem força divina para a salvação de todos os que creem (Tm 1,16). Ela revela e age. Mas a pessoa humana não pode permanecer passiva diante da Palavra. Deus espera uma resposta que será uma tomada de posição. Nesse sentido a Palavra é exigente. O cristão é convidado a agir guiado pela Palavra e deve produzir frutos que transformem o mundo. Nossa vocação passa pela coragem evangelizadora!

Para Rezar! Silenciosamente...
A Igreja-comunidade é capaz de ler, interpretar corretamente a Palavra e dar-lhe a autenticidade que não pode ser conseguida de forma individual?
Num tempo de individualismo há a tendência para que cada confrade se enclausure dentro de si mesmo, fazendo o seu trabalho independente da comunidade. De que forma nossa comunidade poderia facilitar, para que haja co-responsabilidade em nossos trabalhos?

Rezemos: Pai nosso, Ave Maria, Glória ao Pai...

Oração: Ó Deus, que designastes São Barnabé, cheio de fé e do Espírito Santo, para converter as nações, fazei que a vossa Igreja anuncie por palavras e atos o Evangelho de Cristo que ele proclamou intrepidamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Canto Final: Como membro desta Igreja (Página 49 / Cantando nossa Vocação)

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista