São Geraldo e as crianças: Amor Eterno

As comemorações da Oitava de São Geraldo, em Curvelo (MG), tiveram dois dias marcados pela emoção unindo crianças e o grande homenageado. O amor de São Geraldo pelos pequeninos proporcionou momentos de plena identificação ontem, quando 52 estudantes da Escola Municipal Dr. Viriato Diniz Mascarenhas visitaram a Basílica e a Exposição contando vida e obra do Redentorista na sala anexa à secretaria.

 

A partir das 10h30min, os 52 alunos e alunas de duas turmas do Primeiro Ano percorreram os nove painéis ouvindo atentamente as explicações do analista de Museologia da Província, José Veloso Júnior, que de forma simples, didática e sucinta, como se contasse uma historinha, prendeu a atenção de todos.

 

A diretora da escola, Dadimar Teixeira da Silva Leal, considerou a iniciativa da direção da Basílica “muito importante, pois embora estejam começando os estudos e não conheçam a trajetória do Santo, a partir de agora terão algo para contar depois, quando chegarem em casa”. A teoria do efeito multiplicador, com certeza, será confirmada nos lares, entre familiares, amigos e vizinhos.

 

Gabriel Marques Souza, de sete anos, não conhecia São Geraldo. Porém, ficou impressionado com a bela história que ouviu e não destacou nenhum trecho específico, gostando por inteiro dos fatos narrados e prometendo contar para os pais. Tahiná Carvalho Batista, de seis anos, também gostou de tudo que viu e ouviu, lembrando que já conhecia Jesus e São Geraldo.

 

Maria Eduarda Figueiredo César, de seis anos, já conhecia São Geraldo através das palavras e ensinamentos recebidos de sua mãe e pelas idas à Basílica. Ontem, depois de percorrer cada canto da exposição, apontou a reprodução do quarto de São Geraldo como o ponto mais bonito. Ana Carolina Ramos de Souza, de de seis anos, conhecia o Santo através das missas. Encantada com o que viu, considerou tudo bonito e diferente, confessando particular interesse pela caveira sobre a mesa de trabalho no quarto.

 

Ana Flávia Soares de Souza, de sete anos, não conhecia o garoto peregrino da Lucânia, canonizado pelo Papa Pio X em 11 de dezembro de 1904. Sua família é de Três Marias e está há pouco tempo em Curvelo. “Gostei de tudo”, afirmou, ressaltando o crucifixo no quarto e a réplica de uma imagem de Jesus feita por São Geraldo em papel machê, apresentada ao povo com as palavras “Ecce Homo”.

 

Também acompanhando o passeio estava o Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R., que tirou algumas dúvidas dos alunos e explicou o que é ser santo. Foi ele quem conduziu a visita à Sala das Promessas, local onde são depositadas as lembranças das pessoas que alcançaram graças perante Deus sob a intercessão de São Geraldo.

 

Cláudia Lucimeire Mariz, professora de uma das turmas, disse ser muito importante aprender sobre a vida de São Geraldo, tendo em vista a realização de uma festa bastante tradicional que mobiliza Curvelo. “É um espelho para a vida dele”, afirmou, destacando que todos os anos a escola é convidada para participar da Oitava. Simone Pereira Gomes, professora da outra turma, enfatizou a grande devoção da cidade para com São Geraldo: “Não somente com relação à festa, mas é preciso também falar dos milagres. Isto pode funcionar como elemento multiplicador”.

 

A visita à Basílica terminou com Pe. Edson rezando o Pai Nosso diante de alunos e professores com as mãos estendidas para o alto em devoção. Ao deixarem a Basílica, os estudantes se postaram em torno do corpo de São Geraldo, ouvindo as explicações e tirando suas dúvidas. Para o Redentorista, diferentemente de outras épocas, quando havia apenas a tradição repassada de pai para filho, hoje é importante tomar conhecimento da realidade de Curvelo junto com a história de São Geraldo. Para ele, “é preciso criar o conceito e passar adiante a experiência de fé, o que pode significar para cada um o despertar pela devoção”. 

 

Veja mais Fotos!

Fonte: www.basilicasaogeraldo.org.br

Please reload

Destaque

Música: Instrumento de Evangelização

November 22, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista