A comunidade Vocacional Dom Muniz, segundo nossa Ratio Formationis:

Abrange a etapa dos jovens Redentoristas de votos temporários, estudantes de Teologia. Além dos nossos junioristas (estudantes de Teologia professos), a Casa abriga o Secretariado de Pastoral Vocacional da Província. Objetivo Geral: o tempo de juniorato é o período finalizador da formação inicial. Os jovens religiosos dão continuidade a seu itinerário de crescimento e maturação, enraizam seu compromisso com Cristo na vida apostólica da Congregação e se preparam para a consagração definitiva pelos votos perpétuos e para o presbiterato.


O foco recai sobre o estudo sistemático da Teologia. Tempo de adquirir a base teológica necessária tanto para pensar a vida, a história e os acontecimentos à luz da fé, como potenciar-se para um exercício competente do ministério missionário.A pastoral exercida pela Comunidade e pelos fratres destina-se a desenvolver o espírito apostólico que nos caracteriza como anunciadores da Copiosa Redenção!


Este ano, a CVDM é composta por três fratres da Província do Rio de Janeiro (Jonas, Ederson e Heliomarcos) e cinco fratres da Vice-Província da Bahia (Marcos, Gildevan, Crispim, Alessandro e Ednei), dois da Vice-Província de Fortaleza (Jean e Thyers), além do formador e reitor da comunidade, Pe. Dalton Barros, C.Ss.R., e do Promotor Vocacional, Pe. Edson Alves, C.Ss.R.


No Ano da Promoção Vocacional Redentorista, um pouco da história vocacional de três jovens religiosos: 

 

 

Sou Fr. Jean Carlos, tenho 23 anos e sou natural de Iguatu-CE.  Meus pais Lúcia e João Mariano (in memoriam) tiveram três filhos além de mim: Jane, Jailan e Janaína. Venho de uma família tradicionalmente católica, desde cedo nutria o desejo de participar dos movimentos da Igreja, mas o ponto firme de minha caminhada vocacional se deu com o Terço dos Homens em 2005. Desde então me engajei nos movimentos pastorais e fui amadurecendo minha Vocação. Participei da catequese do crisma até a entrada no seminário Redentorista em Fortaleza no ano de 2010, cidade que morei até 2012. Em seguida fui para o Noviciado (etapa que precede os votos religiosos) em Campina Grande-PB e agora estou em BeloHorizonte cursando Teologia. Peço a Deus a graça da perseverança e conto com suas orações. 

 

 

Com Ele é Copiosa a Redenção! Olá a todos! Sou Frater Thyers, natural de Fortaleza-CE, filho de Francisco Eutímio (natural de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza) e de Maria Herilene (natural de Quixeramobim, interior do Estado). Sou o mais velho de três filhos: irmão de Thyago (30 anos, casado, engenheiro civil) e de Diêgo (25 anos, também psicólogo, monge Cartuxo, mora no sul do Brasil). Tenho 31 anos e me formei em Psicologia em 2010, onde desde 2007 venho trabalhando com psicoterapia e relações humanas na Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Desde menino, sete anos de idade, frequentava o Carmelo Santa Teresinha, em Fortaleza, onde até hoje cultivo grandes amizades com as monjas carmelitas da minha cidade, responsáveis em parte pela minha formação espiritual e vocacional. A outra parte do meu chamado cabe ao testemunho de vida dos meus pais, às irmãs vicentinas do Colégio da Imaculada Conceição e à minha querida avó Luzanira, ministra da Eucaristia por algumas décadas na paróquia-comunidade em que me formei como cristão,  Santuário Nossa Senhora de Fátima. Cheguei à família Redentorista através do testemunho de uma grande amiga que fiz na Psicologia e de alguns padres Redentoristas que conheci na minha caminhada de Igreja, homens que evangelizam em hospitais públicos, pessoas simples do meio do povo, amigos queridos e confessores profundos e formidáveis. A vocação chegou então a um ponto de resposta definitivo para mim quando eu trabalhava no interior do estado do Ceará, em 2011, e decidi sair do emprego e fazer um ano de discernimento vocacional. Enamorei-me rapidamente com o carisma humanista de Santo Afonso e de sua espiritualidade cristã misericordiosa, sensível e atenta aos rumos eclesiais. Então, desde lá até aqui (Comunidade Vocacional Dom Muniz, Belo Horizonte) venho fazendo essa caminhada fascinante do ser religioso e missionário de Deus com o povo na Congregação do Santíssimo Redentor. Seguindo Cristo e aprendendo com ele a bem viver. Que nossa Mãe do Perpétuo Socorro nos aponte os caminhos de Deus!

 

 

Sou Ednei dos Santos Galvão,  tenho 30 anos, natural de Elísio Medrado-BA. Em 2009 comecei o processo vocacional na cidade de Bom Jesus da Lapa. Agora, em 2014, estou em Belo Horizonte cursando o 1º ano de Teologia. Antes de ir para o seminário desejava ser padre, mas, por conta da minha timidez e omissão em buscar orientação, optei por ficar na passividade. Depois de um tempo fui a Bom Jesus da Lapa em romaria e um padre fez o convite vocacional para os jovens. Resolvi procurar orientação. Foi a partir desse momento que começou o meu acompanhamento através de cartas e encontros. O essencial para a minha decisão não só foram os encontros, mas, também a palavra de Deus que está em Mt 16,24-26. Ao meditar essa leitura tomei a livre decisão de buscar seguir o Redentor mais de perto. Com a vontade de levar em frente este propósito, renunciei a vários planos que pensava para o futuro. Hoje, depois de algum tempo de caminhada e também professo na Congregação Redentorista, estou muito feliz. Peço a Deus que continue abençoando a Congregação Redentorista enviando operários para trabalhar na sua messe. Que Nossa Senhora, a Mãe do Perpétuo Socorro, nos auxilie nesse caminho.

 

Veja mais fotos!

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista