Estágio Vocacional termina hoje

Iniciado no dia 4 passado, termina hoje a última etapa do Estágio Vocacional realizado no Seminário da Floresta em Juiz de Fora (MG). Antes do encerramento, o promotor da Pastoral Vocacional da Província de MG-RJ-ES, padre Edson Alves da Costa, C.Ss.R., falou sobre o andamento dos trabalhos, considerando a última etapa de acompanhamentos dos jovens bastante positiva. Ele relembrou que a caminhada de 2013 começou com o Retiro Vocacional, seguido do Encontro Vocacional, durante o período de Corpus Christi, na Comunidade Dom Muniz, em Belo Horizonte, e do Encontro Vocacional em Juiz de Fora, no período da Proclamação de 7 de Setembro.

 

- Durante todo esse percurso os jovens foram acompanhados através do Curso Vocacional por Correspondência, tiveram contatos com o promotor vocacional, participaram dos encontros e foram selecionados para esta última etapa. Aqui, nossa dinâmica foi de avançar um pouco mais ao abordar questões da descoberta vocacional e da própria história de vida de cada um. No final do estágio, a equipe coordenada pelo padre Américo de Oliveira, que é o secretário de formação, deverá chegar a uma conclusão: se o jovem está apto para a comunidade de formação ou se o jovem será orientado para um outro processo, que é cuidar mesmo da vida profissional, ou se deverá permanecer em acompanhamento por mais um tempo – afirmou.

 

Durante esta última fase, os padres Redentoristas contaram com o apoio de duas psicólogas e dos submonitores, que são seminaristas da Filosofia. Além do padre Edson Alves da Costa, a equipe responsável pela seleção foi formada pelos padres Lúcio Marcos Bento, Américo de Oliveira, Nelson Antônio Linhares, Maikel Pablo Dalbem e Vicente de Paula Ferreira. Todos observaram atentamente os jovens, acompanhando e orientando, a fim de buscar uma conclusão acerca de seus próximos passos. Dos 18 convidados, apenas três não compareceram, alegando dificuldades de deslocamento ou solicitando mais um tempo para reflexão.

 

Na avaliação do promotor da Pastoral Vocacional, “tudo depende do processo que está sendo desenvolvido. Claro que nossa expectativa é de que todos possam permanecer conosco, mas sabemos que em determinados momentos nós precisamos também parar um pouco e refletir com o jovem se é melhor para ele seguir neste caminho agora, se é fundamental este passo agora. Se não é, então vamos com mais calma. Precisamos ver aqueles que apresentam um pouco mais de aptidão para o processo da vida comunitária e também analisar o processo da vida estudantil, porque nesse momento eles terão que retomar uma vida de estudo e nós acolhemos esses jovens. Nós costumamos dizer ‘aptidão para ser apto’, ou seja, olha, eu não tenho totalidade de qualidades, mas tenho aptidão para adquirir estas qualidades. Então acolhemos”.

 

Para o padre Edson Alves da Costa, C.Ss.R., “o significado maior deste encontro, mais do que selecionar os jovens, é abrir para eles um foco de visão a respeito da própria pessoalidade dele. Trabalhamos, sim, o caráter vocacional, mas trabalhamos também a pessoa. E, dentro do Ano Vocacional, vamos poder visualizar outros passos com os jovens que caminham nas nossas paróquias. Muito mais do que ser padre, irmão, irmã, religioso, religiosa, primeiro está a pessoa. E é um pedido do nosso Governo Geral trabalhar as vocações à luz do carisma Redentorista. Então, estamos trabalhando a vocação à vida à luz do nosso carisma. Indo um pouquinho além: estamos trabalhando a vocação religiosa à luz do carisma Redentorista, acolhendo esses jovens para esse processo de discernimento”.

 

Veja mais fotos!

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista