Jovens vocacionados participam do Retiro da Semana Santa

Doze jovens vocacionados dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro participaram entre os dias 16 e 20 de abril do Retiro Vocacional da Semana Santa, no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG). O encontro coordenado pelo promotor vocacional, Padre Edson Alves da Costa, C.Ss.R., contou com oração, palestras temáticas, muita espiritualidade e também com momentos de convivência e lazer. Com esse formato dinâmico do encontro, os vocacionados puderam partilhar os anseios e o que traziam no coração participando da Via Sacra, da Vigília Pascal, da confraternização e da Missa de Encerramento. Este é o primeiro contato do ano com os jovens, dando início ao acompanhamento. Conforme o sacerdote, a tônica do Retiro é “fazer uma parada para rezar a motivação vocacional que cada um traz com o Tríduo Pascal”. Os jovens com idade entre 14 e 23 anos demonstraram alegria em poder participar de um momento que tem como objetivo ajudar na reflexão do caminhar durante o processo de discernimento do que Deus quer de cada um.

 

 

 

EMERSON RICARDO

 

Emerson Ricardo Canuto, de 15 anos, veio de Capela Nova (MG) e conta que conheceu a Congregação Redentorista por meio dos amigos que já faziam acompanhamento e falavam de como eram os procedimentos para também ser acompanhado. Logo que teve oportunidade, entrou em contato com padre Edson. De acordo com Emerson, o aprendizado é grande durante o encontro: “Consigo aprender muito com o padre, com os colegas orientados e com os seminaristas que vêm nos auxiliar”.

 

 

 

VICTOR LUIZ

 

Já Victor Luiz da Costa Dias da Silva, de Angra dos Reis (RJ) e com 16 anos, conheceu os Redentoristas por meio da internet e fez sua escolha porque descobriu que o pároco da igreja que frequentava fazia parte da Congregação Redentorista. Ele afirma que durante a Jornada Mundial da Juventude do ano passado ainda estava em dúvida se iria para a Marinha ou se seguiria seu chamado para a Igreja. “E durante o evento, vendo todos os padres participando, vi que me encaixava naquele local”. De acordo com Victor, o Retiro Vocacional é muito diferente de outros dos quais já participou: “Gostei muito da espiritualidade e do clima de amizade que há entre os vocacionados, os seminaristas e o padre Edson”.

 

 

 

WELLINGTON HENRIQUE C

 

O jovem Wellington Henrique Cardoso, de Juiz de Fora (MG), embora com 16 anos, já tem um tempo de caminhada na Igreja, onde ajudava como coroinha. Conheceu os Redentoristas durante a Semana Santa, cerca de dois anos atrás. Após uma celebração, sentiu o chamado, tomou a iniciativa e conversou com o padre que presidia a celebração em sua comunidade. Logo começou o acompanhamento e se mantém na busca pelo crescimento: “Estou muito à vontade neste encontro. Momentos como este nos ajudam no crescimento vocacional e também como seres humanos”.

 

 

 

IGOR LISBOA

 

Com a mesma idade e vindo de Cariacica (ES), Igor Emanuel Barbosa Lisboa, começa o acompanhamento com o Retiro Vocacional, mas já participa das atividades na Igreja, fazendo parte da Juventude Redentorista, e assim conheceu a Congregação. Ele acredita que o encontro foi muito proveitoso: “O encontro ajuda a enxergar se esta é a vocação que quero seguir. As dinâmicas são muito interessantes, no Retiro me sinto à vontade, dá para interagir com todos”.

 

 

 

PADRE EDSON ALVES DA COSTA

 

Após finalizar o encontro, padre Edson Alves da Costa faz um balanço e deixa também um convite àqueles que se sentem chamados: “Tempo fecundo e com certeza de muita alegria, pois à Luz do Mistério Pascal; vivenciamos dias de descobertas e aprofundamentos fortes que marcaram a trajetória dos vocacionáveis. A certeza de uma caminhada realizada com muito esforço deixa-nos com o coração esperançoso e, neste ano da promoção Vocacional Redentorista, com uma certeza: Jovem, o Redentor te espera para juntos sermos fortes e alegres na fé! Semeadores de esperança! Agora, o próximo passo será a realização dos encontros vocacionais. Muitos dos participantes já disseram estar ansiosos para a próxima etapa. E você, jovem, dileto seguidor de nossos meios sociais, já pensou em fazer o acompanhamento vocacional conosco? Estamos de coração aberto e esperando que muitos jovens também façam a gratificante experiência do discernimento vocacional! A todos, a alegria da Ressurreição e Feliz e abençoada Páscoa!”

 

Veja mais fotos!

 

Confira em nossa página no facebook mais fotos do Retiro 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista