Novos diáconos para a Igreja

A celebração em que Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R., Bruno Alves Coelho, C.Ss.R., e Paulo Roberto Morais Júnior, C.Ss.R. foram ordenados diáconos, mediante a imposição das mãos do Bispo Emérito de Itabira/Coronel Fabriciano, Dom Lélis Lara, C.Ss.R., aconteceu no último sábado, 3 de maio, na Catedral de São Sebastião, em Coronel Fabriciano (MG).


Diante da assembleia, os Missionários Redentoristas manifestaram o desejo de assumir o ministério dos diáconos, como colaboradores da ordem sacerdotal. Cada um dos ordenados recebeu a estola diaconal e o livro dos Evangelhos. “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro; transforma em fé viva o que leres, ensina aquilo que creres e procura realizar o que ensinares”, disse Dom Lara aos novos diáconos. O Promotor Vocacional da Província do Rio, padre Edson Alves da Costa, CSs.R, e os diáconos Bruno Alves Coelho, C.Ss.R., e Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R., falaram da importância deste novo passo da formação vocacional:

 

 

Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R.: Vivenciamos no último dia 03 a Ordenação Diaconal de nossos três confrades Redentoristas. Escolheram o seguinte pensamento bíblico para ilustrar o que assumiram como opção de vida: “Enviou-me para levar a Boa Nova aos pobres” (Isaías 61,1). Tal passagem fala do comprometimento do profeta que, ao assumir sua missão, abraça toda perspectiva do Reino de Deus, na pessoa dos humildes. O ministério do diaconato é acima de tudo para com o pobre. Parte de seu comprometimento se dá no anúncio da Boa Nova e, claro, no serviço ao altar. Nossos Diáconos, após o período de estudos teológicos e vivência comunitária de nosso carisma, agora de olhos fitos no Cristo Ressuscitado, se preparam para o próximo passo, a ordenação presbiteral. Até este momento, irão contribuir junto às suas respectivas comunidades no trabalho pastoral e, ainda, aproveitarão o tempo em estudos e cursos para que além do serviço que é de praxe, possam cada vez mais transformar a alegria e atenção do profeta em meta de vida e testemunho claro para que os mais excluídos escutem o chamado que Deus os direciona. A nós, que com eles contamos uma certeza, cresce o número dos que acreditaram e se colocaram à disposição do Santíssimo Redentor! A eles desejo que sempre respondam ao chamado que receberam e por fim que reflitam: “Há muito bem a ser feito e há também lugar a ser ocupado pelos corajosos que aceitam o desafio de Jesus Cristo!”
 

Bruno Alves Coelho, C.Ss.R.: “A formação Redentorista em nossa Província é marcada por significativas etapas de passagem e preparação para o novo que se vislumbra em cada etapa concluída. Atualmente, encontro-me no que denominamos Ano de Transição para o Ministério. Este ano é vivenciado de forma intensa e possui duas marcas muito singulares para nós, religiosos: a profissão dos votos perpétuos na Congregação Redentorista e a ordenação diaconal. Sem sombra de dúvidas, o que nos distingue das outras famílias religiosas são os votos professados e, portanto, são estes os que nos definem por toda a vida como Missionários Redentoristas. Feita a profissão perpétua na Congregação, os religiosos que não receberam a vocação para Irmão Redentorista, mas, a vocação presbiteral, entram no processo do Ano de Transição. Este é o meu caso. Assim, por mais que a vocação Redentorista seja definida e visualizada pela profissão dos votos, podemos dizer que as futuras ordenações, diaconal e presbiteral, são uma forma “especializada” de vivermos a vocação Redentorista. Falando de forma mais pessoal sobre o importante passo que estou prestes a dar, sinto-me bastante animado em abraçar a vida clerical pela ordenação diaconal. Sei que esta será uma importante etapa de minha vida, pois o diácono é aquele que se dispõe ao serviço da comunidade, é aquele que “lava os pés dos irmãos” e na humildade age na caridade junto aos mais pobres. Creio que esta definição de diácono insere-se no sonho de Afonso para todos os Redentoristas, afinal, o Redentorista deve sempre agir com humildade de coração, zelo pastoral, dedicação aos mais pobres e ser disponível para as coisas/trabalhos mais difíceis. Chegando ao fim da formação inicial Redentorista e vislumbrando o futuro como consagrado e ordenado a expectativa é muito grande, pois os trabalhos na Província são exigentes e variados, portanto, o aprendizado deve ser contínuo. Ou seja, sou consciente de que não estou pronto e acabado, mas, importa estar sempre aberto aos apelos de Deus que chama e capacita os chamados para o serviço em prol de seu Reinado de amor e justiça. E para dar conta da missão recebida, conto com a oração de todos os leitores, afinal, o Redentorista longe do povo de Deus perde sua identidade e não pode fazer nada!” 
 

Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R.: “A importância dessa ordenação diaconal, como a ordenação presbiteral, que será no dia 22 de novembro deste ano, é demasiadamente grande. Pois sinto que é algo maior do que eu me sinta preparado e digno de assumir. O Senhor me pede para que eu seja pastor de suas ovelhas, que seja a sua imagem e continue a sua obra. Sinto-me muito pequeno diante desta tarefa. 


Porém, ele me conforta quando me diz que ela não é assumida apenas por mim, mas é uma obra assumida pelo Espírito Santo. Eu simplesmente preciso deixar com que ele me conduza, eu apenas preciso abrir meu coração para que Cristo viva em mim. Isso não deixa de ser um desafio, pois devo renunciar a mim mesmo, para fazer a vontade de Deus assim como fez o Cristo. Não posso me contentar com a mediocridade, mas estar atento ao sopro do Espírito que é criativo e nos lança o tempo todo no desafio do novo. Sinto, portanto, que ser pastor requer que eu seja também uma ovelha, mas uma ovelha que caminha muito próximo ao seu pastor, para poder conhecê-lo bem e poder ser também uma referência para todas as outras. Peço ao Senhor que me ajude, que me ensine a ser como Ele, que me ensine a também dar a vida pelas suas ovelhas. Que possamos experimentar o  Sabor da Fé  a cada dia”.

 

Veja mais fotos!


Fonte: www.provinciadorio.org.br

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista