VIII Congresso Internacional Redentorista de Teologia Moral

De 27 de julho a 01 de agosto, aconteceu o VIII Congresso Internacional Redentorista de Teologia Moral, em Aparecida – SP. Com a presença de missionários redentoristas, padres diocesanos e leigos, não só de todo o Brasil, mas de todo o mundo. Latinos e norte-americanos, africanos, europeus e asiáticos; muitos vindos de Roma, professores e estudantes da Academia Afonsiana, escola nossa, redentorista, de Teologia Moral.

 

O Fráter Ederson Andrade, C.Ss.R. participou do encontro e conta como foi:

 

O valor da reflexão moral para os dias de hoje foi o que tratamos neste encontro. Os temas foram diversos e amplos perpassando a fenomenologia francesa, a relação com as ciências modernas, a teologia moral no contexto dos países pobres; a neurociência, o método pastoral afonsiano, a ética teológica nos meios digitais e a ética familiar. Com falas objetivas, coerentes ao método científico, críticas e bem aprofundadas, os conferencistas nos forneceram uma boa panorâmica deste imenso campo teológico. Marciano Vidal, maior nome da Teologia Moral atual, foi um destes conferencistas e nos surpreendeu com sua simplicidade ao dizer de tão forte temática e muito nos motivou a ingressar no estudo e na construção da Moral.

 

Mas ainda há lugar para esta prática e reflexão? Sem sombras de dúvida, há lugar. Longe de conduzir ao desespero ou descrença no humano, a realidade em que vivemos nos favorece o espaço que clama por uma reflexão crítica acerca do viver, da ética no trabalho, da moral familiar, social, relacional. Afinal, há muita gente descontente com o que está por aí tido como valor e pede por respostas, por sentido. Recusando o mero casuísmo, do “isto pode, isto não pode”, “isto é certo, isto é errado”, distante também de leis já petrificadas pelo tempo ou pelo monopólio eclesial, os teólogos moralistas, em diálogo com todas as ciências e em discursos coerentes, devem pesquisar, refletir e erguer suas vozes em prol da justiça, da realização humana, da defesa da vida, do direito para todos, contra a pobreza, a exploração, o mal. Justamente aí está a razão da Moral: busca o sentido da vida e defende o homem que sofre.

 

A palavra talvez nos soe pesada: MORAL; por vezes justificou muita negação de si mesmo e sofrimento alheio, tanto que até as ciências hoje preferem dizer ÉTICA. Mas, atualmente, seu sentido foi ampliado. E para nós, redentoristas, seu valor é imenso. Ainda somos referência primeira na Igreja para a avaliação e proposta da conduta moral do agir humano. E, tendo diante de nós a benignidade pastoral tão defendida por Afonso, que foi moralista e é patrono dos teólogos morais e dos confessores, somos procurados por muitos fiéis que encontram em nós a verdade do que precisa ser dito unida à amabilidade do acolhimento redentor.

 

Pois bem, a você que se dedica à pesquisa, aos estudos, fica o convite para se aventurar neste campo necessitado de novos trabalhadores. A todos nós, o convite é de que não deixemos de nos ajudar nesta construção, partilhando com os outros o que temos como valor. Afinal, isto também é cuidar.

 

Fráter Ederson R. Andrade, C.Ss.R.

 

Fonte: http://www.provinciadorio.org.br

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista