Passos para a formação de um Missionário Redentorista

 

O processo formativo para se tornar um Missionário Redentorista é longo e sólido, exigindo entrega por parte do candidato. A formação de um missionário abrange um longo trabalho de preparação que segue diversas etapas e o objetivo é levar o formando à maturidade humana e cristã.  No decorrer de agosto, mês vocacional, acompanhe entrevistas com jovens de cada etapa de formação, após ingressar nas comunidades vocacionais. Localizada em Juiz de Fora (MG), a primeira Casa é a Comunidade Vocacional Santo Afonso. Nela residem os formandos que estão no Ensino Médio da rede particular da cidade, tendo como lema crescer e florescer como gente, na verdade, com liberdade e responsabilidade. Princípios que possibilitam que sua formação aconteça em todas as dimensões: humana, espiritual, comunitária e acadêmica. O seminarista  Felipe Madeli Santana, 21 anos, de Manhumirim (MG), é o primeiro entrevistado: 

 

Em qual ocasião da sua vida teve o primeiro contato com a Igreja católica?

Felipe Madeli Santana: Durante toda minha vida tive pleno contato com a Igreja, pois venho de uma família tradicional, que segue seus preceitos.

 

Em qual momento sentiu algo especial, que o levou a acreditar que trilharia um caminho diferente?

Em minha adolescência, quando passei a frequentar os grupos de jovens e a participar efetivamente das pastorais da Igreja.

 

Qual foi a reação da família, teve apoio de todos ou não concordaram com sua decisão?

Tive apoio de quase toda minha família, pois alguns acham que este caminho não é fácil de viver.

 

Cite pessoas(s) que considera importante(s) para sua escolha vocacional e fale da atuação dela (s) em sua vida?

Primeiramente, meus pais, que dão um testemunho lindo de uma família cristã. Meu amigo Carlos Henrique, de Manhuaçu, que me deu um apoio muito grande em meu processo vocacional, me ajudando em momentos de dúvidas e de discernimento.

Padre Anderson Trevenzoli, que me apresentou a C.Ss.R. e me mostrou que tenho que ir sempre atrás de meu objetivo, visando o amor de Cristo em minha vida.

 

De que forma lida com a saudade da família e com a necessidade de se adaptar a pessoas e lugares diferentes?

A saudade sempre está presente em minha vida, mas como diz o Evangelho, "quem quer que tiver deixado casas, irmãos, pai, mãe, filhos ou terras por causa do meu nome, receberá muito mais" (Mateus-19,29). Tenho me deixando satisfazer com essa vontade. A adaptação não é fácil, pois tenho que conviver com pessoas de lugares e estilos diferentes, mas com a perseverança e tempo, vivo a vida comunitária com grande intensidade, aprendendo a respeitar e aceitar todos da forma que Deus me proporciona.

 

Qual o Santo da Congregação Redentorista que mais te inspira em sua caminhada vocacional?

A vida de Santo Afonso Maria de Ligório sempre me chamou a atenção pela sua doação aos pobres e sua inteligência, dedicando seu tempo para escrever grandes obras de espiritualidade e teologia, se tornando um grande orientador até na atualidade.

 

De que forma acha que pode ser um instrumento de transformação e ajudar a quem mais precisa, sendo padre ou irmão?

Quando escolhemos a vida religiosa, entregamos toda nossa vida a Deus, que nos molda e usa da forma que ele quiser, (como dizia São Geraldo Majela): "Aqui se faz a vontade de Deus como e quando ele quiser". Então, quero ser instrumento nas mãos de Deus, para que ele possa me usar da maneira correta.

 

 Quais características da Congregação Redentorista chamaram mais sua atenção quando escolheu onde se formaria padre ou irmão?

A Congregação Redentorista vive um dinamismo missionário, com um carisma que abrange várias áreas, onde o missionário trabalha com temas da atualidade, pregando missões, e estando com o povo mais carente, fazendo um trabalho de pastor guiando suas ovelhas.

 

Deixe um convite especial aos jovens que sentem o chamado do Redentor no coração?

No mundo atual, deixar ser usado por Deus através da evangelização é uma coisa impressionante. Então, o "Redentor te chama pelo nome", venha experimentar este belo carisma que Cristo, através de Santo Afonso, proporcionou para o mundo, dando uma nova oportunidade para aqueles que mais necessitam da palavra de Deus, se tornando um missionário a anunciar a Redenção de Cristo.

 

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista