Aprendendo a se conhecer para se aprofundar no caminho da vocação

Teve início na quinta-feira, dia 21 de agosto, no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), o Encontro Vocacional. O evento reúne candidatos ao início do caminho vocacional na Congregação Redentorista, mais precisamente na Província Redentorista MG-RJ-ES. Coordenado pelo Promotor Vocacional da Província, Padre Edson Alves da Costa, o encontro é o primeiro contato mais profundo com os redentoristas por parte dos jovens que pretendem ingressar na vida religiosa. Durante os quatro dias, os jovens passam por entrevistas com psicólogas e monitores, palestras, dinâmicas, reflexões, momentos de oração e convivência e Missas, contando também  com o apoio dos seminaristas da Comunidade Vocacional São Clemente. 

 

As psicólogas Andréia Magalhães Espíndola e Maria Cristina Lourenço Vidal explicam que o Encontro Vocacional se constitui no primeiro contato com o candidato. Nesta fase, é avaliada a vida pessoal e familiar do jovem, como despertou seu desejo em ingressar na vida religiosa. O acompanhamento psicológico faz parte de todo o processo de formação do Missionário Redentorista. “Passadas as primeiras etapas, com o Encontro e o Estágio Vocacional, o jovem entra na Comunidade Vocacional Santo Afonso, onde enfrenta uma nova realidade, um novo estilo de vida, a vivência em comunidade, tudo muito diferente. Por isso, é importante este acompanhamento”, destaca Andréia.

 

As psicólogas citam o Padre Dalton Barros quando falam sobre os critérios para se tornar Missionário Redentorista. “É preciso ter o espírito redentor. Estar aberto para viver em missão, estar a serviço da comunidade”, ressalta Maria Cristina.

 

Para os jovens, o encontro foi momento para conhecer a si mesmo e, a partir disso, discernir a vocação.  Thiago Costa Alves de Souza, 28 anos, estão entre os participantes do encontro. Coordenador da Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE) de Coronel Fabriciano (MG), ele conta que o encontro está sendo um momento de aprendizado. “Estou aprendendo a me conhecer, a  meus colegas e também as propostas da Congregação.” Esta é a mesma opinião de Jônata Schneider, 19 anos, de Dores de Campos (MG). “Aqui estou tendo a oportunidade de refletir sobre minha vocação como pessoa.”

 

Na opinião de Victor Conrado, 23 anos, de Matias Barbosa (MG), o encontro possibilita um discernimento maior da vocação. “Aqui identificamos o que a Congregação tem a nos oferecer e nos colocamos a serviço para contribuir na evangelização.”

 

Para Romeu Gonçalves Carneiro, 21 anos, de Betim (MG), é momento de aprofundamento para amar mais a si mesmo e aos irmãos, opinião que também é de Carlos Magno, 28 anos, de Conceição do Mato Dentro (MG). “O conhecimento sobre si próprio nos leva a ver se é isto mesmo que queremos. Ajuda a nos autoconhecer para ver se estamos no caminho certo.”

 

Veja mais fotos!

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista