I Romaria da Juventude Missionária à Basílica de São Geraldo

Cerca de 200 integrantes da Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE) de Cariacica, Juiz de Fora, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte fizeram uma grande confraternização quando se encontraram com os companheiros de Curvelo (MG) na manhã do último domingo, 31, na  Praça da Basílica, no segundo dia da Oitava de São Geraldo. Foram muitos abraços, inúmeros selfies e uma cantoria a plenos pulmões para justificar a calorosa recepção e o reencontro. Desta vez, a jornada era diferente e desafiadora para todos, com a realização de sua Primeira Romaria a Basílica de São Geraldo.

 

Após o café da manhã, servido na Obra Social São Geraldo, visitaram a Exposição São Geraldo, onde conheceram também os lançamentos da Oitava, como o livro “As aventuras de Geraldinho”, para crianças, e vários materiais da Pastoral Vocacional. Os Devotos caminharam para a Basílica, onde as palavras iniciais foram do Superior da Província Redentorista RJ-MG-ES, Padre Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R. Em seguida, os peregrinos ouviram o Padre Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R., que fez a palestra sobre a espiritualidade geraldina. Os membros das caravanas acompanharam atentos a didática e interativa exposição, sendo volta e meia provocados a responderem questões sobre a vida do padroeiro das mães e das crianças.

 

Padre Carrara começou falando sobre a Basílica, chamando atenção para o fato de se encontrarem em um santuário dedicado a São Geraldo e, enquanto apontava para os quadros ao longo de suas paredes e no teto, explicava que as pinturas, os quadros e os vitrais retratavam cenas da vida do Santo.

 

E hoje, o que São Geraldo pode nos ensinar, perguntou para os integrantes da Juventude Redentorista. O próprio Padre Carrara respondeu:

- Conhecer mais a Deus. Ao contrário do narcisismo e do egoísmo do mundo moderno, fugiu da vontade própria para servir a Deus, estando sempre à disposição Dele, procurando se unir a Ele no sofrimento. Muitas vezes, em tempos atuais, o egoísmo permeia as relações e Deus é procurado apenas para resolver problemas, atender pedidos e satisfazer desejos, o que seria uma relação muito infantil. O mais importante é que estejamos em comunhão com Jesus Cristo, que nos mostra o rosto amoroso de Deus e nos ensina a enfrentar os desafios da vida, como fez de São Geraldo.

 

Missa Vocacional impulsiona fervor da Juventude

Logo após as palavras do Padre Paulo Sérgio Carrara, C.Ss.R., as caravanas da JUMIRE participaram da missa celebrada por Padre Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R., Superior da Província Redentorista RJ-MG-ES, que abordou o tema da vocação na vida de cada um. Para ele, esta deve ser encarada como “uma tarefa, uma missão, que vai se desenrolar à luz do mistério cristão, aquele que nos ensina o caminho da fraternidade”.

 

Destacou que Jesus mostrou que todos somos filhos e filhas de Deus, acentuando que “o tempo da juventude é favorável para o discernimento do caminho no qual cada um vai tornar mais visível esta realidade vocacional, iluminando o que ela realizará”. Também acrescentou que “São Geraldo é para nós um espelho de vida e experiência, porque desenvolveu uma intimidade com Deus, sempre acolhendo os mais pobres e sofridos, como um verdadeiro missionário do amor.

Em sua exortação Padre Vicente declarou:

- Como Irmão Leigo, São Geraldo mostrou-nos que não é a posição ou o lugar na escala social que nos fará felizes, mas sim a nossa capacidade de amar onde quer que estivermos. Este é o ideal, esta é a proposta de santidade de São Geraldo.

 

Com os detalhes do carisma de São Geraldo em mente, os jovens, após um delicioso almoço servido pela Basílica, seguiram em missão pelas ruas de Curvelo. O calor e o cansaço da viagem não tiraram a animação do grupo. Ao serem questionados sobre a experiência, mesmo os jovens que já fazem este tipo de atividade em suas unidades, foram unânimes: as visitas são sempre únicas e ao levar a palavra de Deus, sempre são evangelizados, com a simplicidade e sabedoria das famílias. 

 

Veja mais fotos aqui.

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista