Formadores se reúnem para avaliar e estabelecer metas de trabalho no processo de formação

Nos dias 17 e 18 de setembro, os formadores da Província do Rio estiveram reunidos na Igreja da Glória, em Juiz de Fora, para avaliar e propor metas de trabalho no processo de formação em Minas, Rio e Espírito Santo. O formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso, Pe. Américo Oliveira, C.Ss.R. falou ao Informativo da Província do Rio, Akikolá, como foi a reunião.

 

 

Qual a importância de se reunir todos os formadores da Província do Rio?

O processo formativo dos futuros missionários redentoristas (padres e irmãos) da Província do Rio de Janeiro é longo, desafiante e consistente. Por isso, conta com uma equipe de formadores bem preparada e entrosada e também com uma equipe de profissionais da psicologia, que atua em atividades da Pastoral Vocacional e algumas casas de formação. Estas equipes periodicamente se encontram para revisão e avaliação da caminhada, buscando novas alternativas para continuarem oferecendo aos seminaristas uma formação eficiente.

 

 

A última reunião dos formadores havia acontecido em agosto de 2013, qual a avaliação do processo formativo neste ano?

O setor formação traz esperança para a Província e para a Congregação Redentorista. Temos uma Pastoral Vocacional bem estruturada e que no momento acompanha vários jovens que estão desejosos de ingressarem em uma de nossas comunidades vocacionais. Vamos para o final do ano com 31 formandos, que compõem as diversas casas de formação da Província; e três diáconos que se preparam para a ordenação presbiteral. Percebemos que são jovens que se identificam com o carisma redentorista e que estão num bonito processo de crescimento e maturidade humana e cristã.

 

 

Quais as metas para a continuidade do trabalho?

No momento estamos reestruturando o Estágio Vocacional Redentorista que é a conclusão do processo de acompanhamento vocacional oferecido ao jovem antes dele entrar para uma de nossas comunidades vocacionais. Contamos com a assessoria do Padre Dalton, C.Ss.R.. Tem sido uma experiência muito rica para os formadores e psicólogas. No mês de novembro continuaremos este trabalho e faremos uma avaliação da experiência deste quadriênio.

 

 

Fonte: Edição de Outubro Akikolá

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista