Assembleia Provincial de posse do novo governo e composição das novas comunidades

Começou no dia 21 de janeiro, no Seminário da Floresta (Juiz de Fora – MG), a Assembleia Provincial de posse do novo governo e composição das novas comunidades de Minas, Rio e Espírito Santo para o quadriênio 2015-2018.

 

Na manhã de quinta-feira, 22, aconteceu a Celebração Eucarística de posse do Governo Provincial, presidida pelo Pe. Vicente Ferreira, C.Ss.R. Nela, o então provincial, empossou o superior eleito, Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., que reafirmou a sua fé e fez o juramento perante os presentes.

 

O sentimento do Pe. Américo para o quadriênio é de gratidão a Deus: “Por Ele me chamar a esse novo ministério e eu poder cuidar de uma Província que fez tudo por mim. É, também, um sentimento de alegria pela missão de pastorear, conduzir e ajudar cada confrade a ser fiel ao carisma redentorista e a sua missão assumida na Congregação e na Igreja. Conto sempre com a graça de Deus que me capacita e me dá forças e a intercessão de Nossa Senhora e, claro, com a ajuda dos padres e irmãos que, com certeza, vão me apoiar nesse caminho”.

 

O novo governo conta, ainda, com o Vigário Provincial, Pe. Paulo Carrara, C.Ss.R.; com três conselheiros: Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R., Pe. Edson Alves da Costa, C.Ss.R. e Pe. José Cláudio Teixeira, C.Ss.R.; e quatro secretários: Pe. Anderson Trevenzoli Assireu, C.Ss.R. (Secretário de Comunicação), Pe. Flávio Leonardo Santos Campos, C.Ss.R. (Secretário de Administração); Pe. Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R. (Secretário de Vida Religiosa) e Pe. Luís Carlos de Carvalho Silva, C.Ss.R. (Secretário de Pastoral).

 

Pe. Nelson explica o trabalho dos secretários: “A função dos secretários na Congregação Redentorista é auxiliar o provincial na condução, na organização e na administração de toda a Província. O que eu vou cuidar é o aspecto da vida religiosa, ou seja, é animar a vida consagrada, fortalecendo a consciência dos votos que foram emitidos, da vida de oração e da vida comunitária”.

 

Os conselheiros, ao lado do Provincial, vão buscar coerência na Província, como conta Pe. Cláudio: “junto com o Pe. Américo, vamos escutar os confrades para ajudar a discernir um novo caminho, buscando mais perseverança e harmonia na vivência do carisma afonsiano”.

 

À tarde os trabalhos começaram com Padre Flávio Leonardo, C.Ss.R., que deixou o Secretariado de Comunicação, apresentando o último trabalho feito sob sua coordenação: o livro “Inventário dos Bens Culturais da Província do Rio de Janeiro”, escrito pelo analista de Museologia da Província do Rio, José Veloso Júnior.

 

Em suas palavras, Padre Flávio destacou a importância da confecção de uma obra  desse porte para o trabalho de preservação e divulgação dos bens que a Província possui. “Além do valor material, essas peças carregam grande valor artístico e histórico”, ressaltou. Os padres que compõem o Conselho receberam um exemplar da obra, que estará disponível para os demais sacerdotes e comunidades.

 

Em seguida, José Veloso Júnior fez um resumo do trabalho de inventariado feito na maior parte das Comunidades da Província. Segundo ele, foram catalogadas cerca de 3 mil peças no levantamento iniciado em junho de 2013 e que terminou no início de janeiro, com a finalização do livro com os bens de maior destaque. Logo depois, os padres permaneceram reunidos para definir a composição das comunidades e eleger os secretários de Formação e Pastoral Vocacional, por meio das conversas e reflexões em grupo. 

 

Veja mais fotos

Visite também a página da Pastoral Vocacional no facebook.

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista