Campanha da Fraternidade 2015

 

'Eu vim para servir'Fraternidade: Igreja e Sociedade – Eu vim para servir (Mc 10,45). Esses são o tema e o lema da Campanha da Fraternidade (CF) 2015. Realizada todos os anos, de maneira mais intensa, durante o período da Quaresma, a campanha buscará recordar a vocação e a missão de todos os cristãos e das comunidades de fé, a partir do diálogo e da colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.

 

 

O lançamento oficial da CF 2015 será no próximo dia 18 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas.

O texto-base, utilizado para auxiliar nas atividades da CF 2015, reflete a dimensão da vida em sociedade, que se baseia na convivência coletiva, com leis e normas de conduta, organizada por critérios e, principalmente, com entidades que cuidam do bem-estar daqueles que convivem.

 

 

Na apresentação do texto, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, explica que a Campanha da Fraternidade 2015 convida a refletir, meditar e rezar a relação entre Igreja e sociedade. “Será uma oportunidade de retomarmos os ensinamentos do Concílio Vaticano II. Ensinamentos que nos levam a ser uma Igreja atuante, participativa, consoladora, misericordiosa, samaritana. Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso, os cristãos trabalham para que as estruturas, as normas e a organização da sociedade estejam a serviço de todos”, comenta.

 

 

Objetivos específicos da CF 2015

01 - Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.

02 - Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja, como elementos autenticamente humanizastes.

03 - Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.

04 - Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.

05 - Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.06 - Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.

 

Oração da Campanha da Fraternidade 2015Ó Pai, Alegria e esperança de vosso povo,vós conduzis a Igreja, servidora da vida,nos caminhos da história.A exemplo de Jesus Cristoe ouvindo sua palavraque chama à conversão,seja vossa igreja testemunha viva de fraternidadee de liberdade, de justiça e de paz.Enviai o vosso Espírito da verdadepara que a sociedade se abraà aurora de um mundo justo e solidário,sinal do Reino que há de vir.Por Cristo Senhor nosso.Amém!

 

Fonte: CNBB

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista