Retiro Vocacional para os jovens em discernimento

 

            Dando sequência à bela tradição da Província do Rio em seu zelo pela formação inicial, aconteceu no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), do dia 01 de abril ao dia 05 deste mesmo mês, o Retiro Vocacional Redentorista. O evento é um marco no processo de discernimento vocacional dos jovens que pretendem ingressar na formação Redentorista, no intuito de gastarem suas vidas em prol da Copiosa Redenção.

            Dois fatores são preponderantes para o bom êxito do retiro: o local e a data. O local é o precioso Seminário da Floresta. Toda a construção evoca a história e tradição da Província do Rio, ou seja, é um espaço tipicamente Redentorista e propício à oração e contato com a presença de Deus na liturgia e na natureza. E a data não poderia ser mais carregada de simbolismos: a Semana Santa, enfatizando o Tríduo Pascal e a solene celebração da Páscoa.

            Este ano contamos com a presença de 15 jovens com idades variando dos 13 aos 26 anos, advindos dos três Estados que compõem nossa Província: Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Notamos em cada um o ardente desejo de uma vivência mais aprofundada do ser cristão e também o interesse por conhecerem um pouco mais sobre a Congregação Redentorista. A cada um de vocês, jovens vocacionados, muito obrigado pela atitude de “êxodo” e generosidade de coração para conhecerem um pouco mais do Chamado de Deus!

            Da parte da Pastoral Vocacional, a equipe de coordenação dos trabalhos foi composta pela Isabel – Missionária Leiga Redentorista da unidade de Juiz de Fora, pelos seminaristas João Paulo, Rociny e Rubens – ambos do Ano SPES, e por mim, Diácono Bruno – atual Promotor Vocacional. As diversas atividades foram divididas de modo uniforme entre nós, pois, todos puderam somar positivamente com seus dons e talentos. Uma vez mais, fica nosso agradecimento pela disponibilidade e competência para nossos quatros irmãos que somaram forças com a Promoção Vocacional neste evento. Também agradecemos nossa secretária Rosalina, que com sua competência preparou e organizou com tanto carinho, em Belo Horizonte, todo o material utilizado durante o Retiro.

            Nosso retiro coincidiu também com a positiva presença da Comunidade Vocacional Santo Afonso em sua dinâmica de Semana Santa. Sem dúvida, a partilha dos momentos celebrativos, de refeição e de lazer contribuíram bastante para os vocacionados notarem na prática um pouco do Carisma Redentorista no cotidiano da vida. Também os formadores Padre Alfredo, C.Ss.R., e Irmão Pedro Magalhães C.Ss.R., desempenharam um importante papel no processo de descoberta do que é a Congregação Redentorista para os jovens vocacionados. Portanto, caros confrades e seminaristas da CVSA, muito obrigado pelo testemunho de vida cheio de leveza e alegria de nosso Carisma. Sem dúvidas, vocês foram verdadeiros promotores vocacionais para cada um dos jovens que conosco estiveram nestes dias.

 

Diácono Bruno Alves Coelho, C.Ss.R. – Promotor Vocacional

 

Mais fotos aqui

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista