Santíssimo Redentor: Titular da Congregação Redentorista

 

 

 

A Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.) ou Redentorista foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório no dia 09 de novembro de 1732 para evangelizar os pobres e mais abandonados.

 

O lema da Congregação Redentorista está expresso em seu escudo, como descreve o Estatuto 06: “o selo consta de uma cruz, com a lança e a esponja colocadas sobre três montes: ao lado da cruz, os monogramas dos nomes de Jesus e Maria; sobre a cruz, um olho emitindo raios; no alto, uma coroa. Em torno do selo a inscrição: Copiosa Apud Eum Redemptio”, isto é: Nele, em Jesus Cristo, a Redenção (salvação) é abundante. É uma frase do salmo 129 (130), 7: “Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção”.  Numa linguagem simbólica, o escudo apresenta a identidade e a finalidade da Congregação dos Missionários Redentoristas.

 

A solenidade do Santíssimo Redentor é celebrada no terceiro domingo de julho. Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição, é o realizador da redenção universal. Celebrar o Santíssimo Redentor é celebrar o amor infinito e incondicional de Deus por todos nós. “Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo aquele que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).

 

A contemplação dos mistérios da redenção nos possibilita também contemplar Cristo Redentor agindo na história. “Essa redenção atinge o homem todo, aperfeiçoa e transfigura todos os valores humanos”. Somos colaboradores de Jesus na grande obra da Redenção, trabalhando para construir uma sociedade justa e fraterna, na qual todos possam viver com dignidade sua vocação humana e cristã. A missão dos Redentoristas é anunciar a redenção abundante através de vários meios: paróquias, santuários, missões, programas em rádio e televisão, jornais e revistas. Os meios são vários, mas a missão permanece sempre a mesma: a boa notícia da salvação universal de Deus manifestada em Cristo. Que você, caro internauta, possa se abrir sempre mais à graça de Deus que nos chega por Cristo no Espírito!

 

Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

 Superior Provincial da Congregação Redentorista RJ-MG-ES

Fonte: www.provinciadorio.org.br

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista