Ministérios de Leitor e Acólito

 

Na noite da última sexta-feira (26), na capela interna do Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), o Fr. Jonas Pacheco, C.Ss.R. tornou-se leitor e acólito. A celebração foi presidida pelo provincial, padre Américo de Oliveira, C.Ss.R. e concelebrada pelos padres: Ricardo, Vanderlei, José Maurício e Fagner. Também estiveram presentes o Ir. Pedro Magalhães, C.Ss.R., as Comunidades Vocacionais Santo Afonso e São Clemente, e os Missionários Leigos Redentoristas da Floresta. Após a celebração, foi servido um jantar comemorando também os seis anos de ordenação presbiteral do Pe. Ricardo Alexandre.

 

Até 1972, os ministérios de leitor e de acólito eram denominados de ordens menores. É uma etapa importante na formação do futuro diácono ou presbítero. Primeiro, o jovem é instituído leitor e acólito, depois, é ordenado diácono e por fim, vem a ordenação presbiteral. Atualmente, esses ministérios não são mais reservados apenas aos candidatos ao sacramento da ordem, podendo ser conferidos também aos leigos.

 

A palavra ministério significa serviço. Quem recebe um ministério se torna um servidor, um trabalhador na messe do Senhor. O leitor é o proclamador da Palavra de Deus. Está a serviço da Palavra, “aquele que o recebe se torna delegado para o serviço da fé que se fundamenta na Palavra de Deus”. Já ao acólito é confiada a missão de auxiliar os presbíteros e diáconos no desempenho de suas funções e distribuir a sagrada comunhão aos fiéis e também aos doentes como ministro extraordinário da comunhão.

 

 

 

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista