Assembleia Capitular reúne redentoristas da América Latina e Caribe

 

Nos dias 3 e 4 de maio, realizou-se em Atyrá, no Paraguai, a Assembleia da América Latina e Caribe. Participaram deste evento o Superior Geral, Pe. Michael Brehl (Presidente da Assembleia), Pe. Enrique Lopez, Vigário Geral e Pe. Manuel Rodrigues, Coordenador da Conferência da América Latina e Caribe. Também estiveram presente todos os Superiores das Unidades Redentoristas desta Conferência, juntamente com um outro confrade representante de sua Unidade.

 

Da Província do Rio de Janeiro participaram Padre Américo de Oliveira, C.Ss.R., Superior Provincial, Padre Alfredo Avelar, C.Ss.R., também membro da Província, e Irmão Pedro Magalhães, C.Ss.R., representante dos irmãos da América Latina e Caribe. Além deles, o Padre Carlos Viol, C.Ss.R., ecônomo geral da Congregação, participou das reuniões.

 

Ao todo, foram 62 participantes, incluindo moderadores e outros convidados. Os temas principais trabalhados foram: a reestruturação, a formação dos futuros redentoristas, o Jubileu da Mãe do Perpétuo Socorro e a questão econômica na Congregação.

 

Já no dia 05, iniciou-se a primeira fase do XXV Capítulo Geral, com a presença de 65 participantes, incluindo três leigos. Muitos estudos, debates sobre a missão da Congregação na Igreja e no mundo. Um dia muito marcante foi o domingo, dia 08, quando foi realizada uma visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Assunção. Às 10h, o Superior Geral presidiu a Celebração Eucarística e em seguida, um almoço foi servido com a presença de outros confrades, seminaristas e leigos.

 

Para o Superior Provincial, tem sido uma experiência muito rica. “Além dos estudos, partilhas e projetos, a convivência entre nós capitulares tem sido muito profunda. Há um clima de amizade e fraternidade. Os trabalhos são intensos, mas está sendo muito agradável a experiência de conhecer novos confrades”, afirmou padre Américo.

O encontro segue até sexta-feira, dia 13.

 

 

 

Entenda o que é o Capítulo Geral

O Capítulo Geral é uma expressão visível de um senso fundamental de democracia que está no coração da vida religiosa.  Esta democracia se baseia na igualdade radical de todos os membros em razão do seu batismo e da sua consagração religiosa, e da conseqüente vocação comum de todos para serem profetas ou porta-vozes de Deus.  Neste sentido, um Capítulo Geral se parece mais com a reunião dos apóstolos com Maria no Pentecostes do que com um parlamento ou congresso moderno.  Os participantes do Capítulo Geral se reúnem em nome de Jesus Cristo, na certeza de que o seu Espírito os ajudará a realizar a sua tarefa.

 

Que tarefas são estas?  O Capítulo Geral deve primeiramente examinar com franqueza o estado da Congregação, que exerce a sua missão em setenta e sete países do mundo inteiro.  Este exame deve levar os membros do Capítulo a defrontar-se com certas perguntas incômodas: Estamos sendo fiéis à nossa missão ou descambamos para a mediocridade?  O que o Senhor está pedindo de nós hoje?  Como estamos sendo solicitados a fazer mudanças?  O Capítulo Geral vai apresentar diretrizes específicas para toda a Congregação, propondo um roteiro que ajude os Redentoristas a viver com mais autenticidade a sua vocação missionária.  Finalmente, os delegados vão eleger a liderança da Congregação para os próximos seis anos: o Superior Geral e os seus Conselheiros, que juntos formam o Conselho Geral.

 

Quem realizará este trabalho?  O Capítulo começa com mais de 100 membros, das 37 Províncias, 25 Vice-Províncias, 16 Regiões e 11 Missões da Congregação. Pela maior parte são Superiores provinciais, vice-provinciais e regionais, mas a Província que tem mais de 100 membros tem direito de eleger um segundo representante. Por exemplo, a Província de Varsóvia, a maior Unidade da Congregação, tem direito a dois delegados eleitos, além do seu Superior provincial. O Superior Geral, o seu antecessor imediato e os atuais Conselheiros gerais são todos Capitulares, como também o Secretário geral, o Ecônomo geral e o Procurador geral. Com esta composição, o Capítulo Geral contará com representantes de todos os continentes e praticamente de todos os 77 países nos quais a Congregação está presente hoje.

 

Fonte: www.provinciadorio.org.br/ e  www.cssr.com/

 

 

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista