1ª Fase do Capítulo Geral

 

MENSAGEM DOS MISSIONÁRIOS REDENTORISTAS

DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

 

 "Para que todos sejam um, a fim de que o mudo creia que tu me enviaste”.

(Jo 17,21)

 

Saudações aos confrades da América Latina e Caribe!

 

1. Nós, missionários redentoristas da América Latina e Caribe, leigos (as), irmãos e padres, participantes da Primeira Fase do XXV Capítulo Geral, experimentamos fortemente a beleza e a alegria de viver a fraternidade do Evangelho durante duas semanas (3 a 13/05/16). Vivenciamos um tempo de muita alegria e partilha. Meditamos sobre vários temas que nos trouxeram surpresas e desafios.

 

2. Entre as alegrias que experimentamos, gostaríamos de ressaltar: a presença alegre, simples e provocativa do nosso Superior Geral, Michael Brehl, sempre o primeiro a nos incentivar a dar passos mais corajosos, como também dos conselheiros gerais Enrique López e Jeffrey Rolle. Tivemos o privilégio de podermos fazer duas peregrinações. Desse modo, celebramos nossa fé e fraternidade no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Assunção e depois na Basílica e Santuário Nacional do Paraguai da Virgem de Caacupê. Maria nos acompanhou bem de perto nesses dias, em nossas celebrações e partilhas.

 

3. Ressaltamos também, apenas alguns dos temas que mais nos desafiaram em nossas orações, reflexões e partilhas. Demo-nos conta de que ainda temos muito a progredir em nossa caminhada de reestruturação. Esse importante propósito diz respeito, principalmente, à nossa missão. Apesar de termos avançado para novas fronteiras com missões no Suriname, Uruguai e Cuba, ainda sentimos necessidade de progredir mais, rumo a novas iniciativas missionárias.

 

4. Ficamos felizes ao perceber que está cada vez mais presente a necessidade de incorporarmos os leigos (as) ao nosso carisma e missão. Este foi um tema que muito discutimos. Os leigos (as) que participaram de nosso encontro nos ajudaram a aprofundar essa questão tão importante.

 

5. A formação de novos missionários redentoristas foi outro tema tratado com carinho e sério aprofundamento. Formar redentoristas para os nossos dias e para os desafios da reestruturação supõe muito empenho e coragem. Por isso, contamos com sua abertura e participação neste novo processo que a Congregação está vivendo.

 

6. Acompanharam-nos, também, as angústias e preocupações de muitos confrades de nosso continente que se sentem desafiados por dilemas sérios e dolorosos. Referimo-nos principalmente à situação política e social no Brasil, Venezuela, Haiti, Equador e Cuba. Estes relatos despertaram em nós uma solidariedade sempre maior.

 

7. Em nossa reunião, iniciamos o processo de discernimento eleitoral que visa definir o novo Governo Geral de nossa Congregação. Esse processo requer a nossa abertura à vontade de Deus e aos apelos do Espírito Santo na vivência de nossa consagração como missionários redentoristas. Os novos rumos que serão definidos pelo Capítulo Geral de 2016 devem garantir o profetismo de nosso carisma de redentoristas. Isso requer que todos os missionários redentoristas estejam abertos à conversão. Cremos que para isso nos ajudam o exemplo e as inspirações do Papa Francisco.

 

8. À Província do Paraguai manifestamos a gratidão pela acolhida e organização de nosso encontro. Em Marianela encontramos todas as condições necessárias para que nossa reunião fosse bem sucedida. Aos confrades, leigos (as) e amigos (as), que estiveram unidos conosco através da oração, deixamos aqui o nosso sincero agradecimento.

 

9. Cremos ter podido cumprir a missão de mostrar nosso rosto latino-americano e caribenho ao próximo Capítulo Geral. Tentamos responder com espírito evangélico, com fidelidade e dedicação, às vozes e clamores do nosso povo, especialmente os mais pobres e abandonados. Será importante que assumamos as muitas sugestões apresentadas e que possamos introduzi-las em nossas Unidades como fruto do nosso encontro.

 

Na Alegria e na Esperança, 

 

 

MISSIONÁRIOS REDENTORISTAS DA AMÉRICA LATINA E CARIBE

 

 

 

 

Fonte: www.provinciadorio.org.br

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista