Levanta Missionário, vai levar a Boa Nova!

 

 

Embora aos redentoristas sejam confiados os cuidados pastorais de santuários nacionalmente conhecidos, se possa vê-los pela TV, escutá-los pelo rádio, ou ler seus escritos através de impressos ou via internet, a raiz de seu existir na Igreja são as missões itinerantes. Em 1732, a Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada por Santo Afonso para pregá-las aos mais abandonados do Reino de Nápoles; naquele lugar geográfico e naquele momento histórico, os mais abandonados eram os que viviam nos campos. Desde então, os redentoristas vêm pregando missões e se espalharam pelo mundo, estando presentes em mais de 75 países e sendo aproximadamente 5.000 missionários.

            A primeira missão redentorista pregada no Brasil foi na última década do século XIX, por redentoristas que vieram da Holanda, em 1893, e deram origem ao que se tornaria a Província Redentorista de Minas, Rio e Espírito Santo. Daquele ano até hoje muitos desafios enfrentados e vencidos para que o carisma fundacional se mantivesse vivo: “continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus”.

            No caminho de Jesus, percorrido por Afonso e tantos outros redentoristas ao longo dos anos, entre os dias 11 e 19 de junho, uma equipe formada por 31 missionários (redentoristas, formandos, missionários leigos redentoristas, missionárias de outros institutos religiosos) esteve na paróquia Nossa Senhora Aparecida, Diocese de Divinópolis (MG), pregando e testemunhando a Palavra de Deus.

            A semana de missão foi sonhada no coração do pároco, Pe. Marcelo Caixeta, que entrou em contato com a Província do Rio solicitando a realização desta atividade na paróquia a ele confiada. Primeiramente, o contato foi via e-mail e telefone; posteriormente, missionários redentoristas foram a Divinópolis para apresentar a proposta da semana de missão e pregar três retiros missionários, preparando as lideranças das 10 comunidades para a missão. Este tempo de preparação, pré-missão, foi muito importante para o bom êxito dos trabalhos.

            A missa de abertura da semana de missão aconteceu no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, no dia 11 de junho às 19h30min, quando os missionários foram enviados às comunidades: três em cada uma das nove comunidades e quatro no Santuário-Matriz. Ao longo da semana: rezava-se o terço caminhando pelas ruas dos bairros, às 5h30, em seguida havia um momento de reflexão nas igrejas; missãozinha com as crianças às 9h e às 16h; visitas aos enfermos e às famílias; novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 15h; confissões; eucaristias, às 19h30min, seguidas de encontros com homens, mulheres, casais, jovens, pastorais.

            A missa de encerramento nas comunidades aconteceu no sábado às 19h30. Algumas comunidades ergueram o cruzeiro simbolizando o compromisso com a missão de Jesus Cristo, outros fixaram placas no interior das igrejas para recordar esta semana tão especial. A missa de encerramento da semana de missão, em nível paroquial, aconteceu no dia 19 de junho, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida com participação expressiva de fiéis. Ao final da missa, foi erguido um belo cruzeiro para que, quando os olhos se voltarem para ele, os corações sintam que são chamados a continuar a missão de Jesus Redentor.

            A missão não acabou no dia 19 de junho. Ela continua para o povo da paróquia Nossa Senhora Aparecida e para os 31 missionários que vieram de diversos lugares para saborear a alegria de “viver e crescer em comunidade”!

            E você, jovem, não gostaria de fazer parte desta missão? Venha ser um missionário redentorista! Somos missionários nas paróquias, nos santuários, nos veículos de comunicação, mas somos mais missionários ainda nas missões itinerantes.

                                                                                                                                 Pe. Alfredo Viana Avelar, C.SS.R.

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista