Encontro dos Formadores Redentoristas

 

Aconteceu em Manaus – AM – o Encontro dos Formadores da Congregação Redentorista do Brasil nos dias 11 a 15 de Julho de 2016. Formadores das províncias e vice-províncias redentoristas se reuniram para estudar, partilhar suas experiências e estabelecer projetos para a formação nos seminários espalhados em nosso país. O encontro foi realizado no Sítio Crosta Rosa, no interior da Floresta Amazônica. Pela província do Rio de Janeiro, participou desse encontro o Pe. Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R, formador do aspirantado – Comunidade Vocacional Santo Afonso, que conta para nós como foi a experiência:  
 

Bem cedinho tomávamos o café no refeitório e logo após nos dirigíamos para a capelinha do sítio, onde celebrávamos a missa, que era presidida a cada dia por um dos confrades. Após a missa, ficávamos reunidos em uma grande sala para estudos e reuniões. Assessorou o encontro o professor Mathias Grenzer, de origem alemã, doutor em teologia especializado em Bíblia, professor na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, faculdade que pertence à PUC de São Paulo. Ele propôs um estudo do Evangelho de João, dando enfoque para os apontamentos vocacionais. 
 

Algo que foi destacado por nós é a constatação de que muitas vocações são motivadas pela igreja e não por Jesus, o que consideramos um problema. É preciso levar o jovem a ter sua principal motivação no encontro pessoal com Jesus e na escuta do seu chamado que nos diz “vem e segue-me”, e isso se dá de forma mais concreta no contato com o Evangelho.
 

Na noite de terça-feira, participamos da celebração da novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Todas as terças o povo lota o santuário em todas as dezessete novenas. 
 

Após o almoço de sexta-feira, fizemos um passeio pela cidade e fomos de barco no local onde acontece o encontro do Rio Negro com o Rio Solimões, encerrando assim o encontro. 
 

O local onde estávamos reunidos e a forma como foi conduzido o estudo nos proporcionaram um forte clima de retiro, o que nos levou a ter um verdadeiro encontro com Jesus através do Evangelho de João. Ao regressarmos para as nossas casas, o desejo é de mergulharmos ainda mais na Palavra de Deus, que, segundo o evangelista João, é o próprio Espírito do Senhor, e também de levarmos o que vivenciamos para os nossos formandos e a todas as pessoas que Deus nos confia, para ajudá-las também a ter esse encontro com Cristo. 

 

Informou: Pe. Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R.

 

Fonte: www.provinciadorio.org.br

 

 

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista