Bem-vindo confrade!

 

O Fráter Jonas Pacheco Machado, C.Ss.R., não pensava em ser padre. Até que conheceu o jeito Redentorista de seguir a vida consagrada, enfrentou todas as dificuldades e neste domingo fez sua Profissão Perpétua. A celebração aconteceu neste domingo, 11 de setembro, às 10h, na Igreja São Sebastião, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Juiz de Fora (MG). A missa foi presidida pelo Superior da Província Redentorista MG-RJ-ES, Padre Américo de Oliveira, C.Ss.R., e concelebrada pelos Padres Vanderlei Sousa C.Ss.R, Vicente Ferreira, C.Ss.R , Alfredo Avelar, C.Ss.R, José Maurício, C.Ss.R.,  Bruno Alves, C.Ss.R, Edson Alves da Costa, C.Ss.R , Pe. Thiago José Gomes, Pároco de São Braz do Suaçuí (Arquidiocese de Mariana) cidade natal do fráter Jonas, Irmão Argemiro Herculano, C.Ss.R. e diversos fráteres. Familiares, Missionários Leigos e centenas de paroquianos estiveram presentes na celebração. 

 

Padre Américo destacou em sua homília que “a vida religiosa nasce do encontro. É a graça de Deus e sua misericórdia que nos encontram”. Lembrou ainda que as Constituições da Congregação dizem que para o Redentorista é essencial viver em comunidade. 

- Se o religioso Redentorista não estiver vinculado à comunidade, é como um peixe fora d’água. O que o sustenta é a vida com o povo e a paixão por Jesus Cristo. 

 

O sacerdote seguiu a homília afirmando que ser discípulo de Jesus é uma experiência única, pois Cristo não propõe um caminho, Ele é o caminho. Ele não propõe a verdade, Ele é a verdade. Ele não propõe a vida, Ele é a vida. Sobre a caminhada na Congregação disse que “a vida Redentorista é viver em Cristo, com Cristo e por Cristo”. E que a caminhada como religioso é a radicalização do Batismo.   

- O sacerdote precisa ser inteiramente de Jesus para ser como Jesus. O coração de um Redentorista é onde o Redentor tem sua morada. O religioso precisa ter o coração desapegado dos bens e dos títulos. Buscar a simplicidade, a humildade, viver como Jesus, para os pobres.

 

Ao final da homilia o Superior Provincial se dirigiu ao Fráter Jonas, proferindo algumas palavras de carinho e motivação:

- Estamos felizes com seu “SIM” definitivo à Congregação. Vimos que foi amadurecendo e crescendo com suas respostas. Jovem animado e decidido aprendeu a se identificar com o Carisma Redentorista. Você tem um longo caminho pela frente, com muitos desafios e com muitas cruzes. Mas conte sempre com o auxílio da Mãe do Perpétuo Socorro, com os Santos Redentoristas e com os confrades.  Você faz parte da nossa família. Pois confirmamos sua integração à Congregação do Santíssimo Redentor. 


Unidos para anunciar a Copiosa Redenção

Em seguida, o Fráter recebeu das mãos do Formador da Comunidade Vocacional do Muniz, Padre Vicente Ferreira, C.Ss.R., a Cruz Redentorista. O sacerdote foi o formador no início e no final da caminhada vocacional do jovem e com algumas palavras encorajou o Fráter em mais um passo importante com a família Redentorista. 

 - O Missionário Redentorista anuncia Jesus crucificado, anuncia a Copiosa Redenção, por isto recebe a Cruz Redentorista. Coragem e dedicação são características marcantes de sua personalidade. Filho único, teve coragem de fazer esta caminhada longe da família. Cheio de talentos, hoje dá este passo de consagração a Deus. Nossa comunidade está feliz. Seja bem-vindo, confrade. Estamos unidos para juntos anunciarmos a Copiosa Redenção”. 

 

Após receber uma mensagem de carinho da família, o Fráter Jonas Pacheco, C.Ss.R., agradeceu a todos que de alguma forma participam de sua vida religiosa.. Fez questão de explicar porque escolheu a Igreja São Sebastião para sua Profissão Perpétua.

-Eu escolhi aqui para fazer meus votos, pois aqui estou vivendo meu ano pastoral e o sentido da consagração é a vivência com o povo. É para o povo que nós somos enviados.  

 

 

 

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista