Pausa para reflexão

 

Sacerdotes, Fráteres e Irmãos da Província Redentorista MG-RJ-ES vivenciaram de segunda-feira, 19, até esta sexta-feira, 23 de setembro, o Retiro Provincial, no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG). À luz do tema “Misericórdia, fonte do carisma e missão Redentoristas”, os religiosos puderam experimentar uma semana de pausa nas atividades a fim de se reabastecerem espiritualmente para a retomada do trabalho no campo da missão. O Missionário Redentorista da Província de São Paulo, Padre Domingos Sávio, C.Ss.R. foi responsável pela pregação do retiro e coube a ele a escolha do tema.

Ao longo da semana, os religiosos participaram de atividades organizadas para facilitar a reflexão, a introspecção e busca do primeiro chamado. Na sexta-feira, o encontro foi encerrado com uma Celebração Eucarística presidida pelo Superior Provincial, Padre Américo de Oliveira, C.Ss.R..  A homilia foi feita pelo pregador, Padre Domingos, que carinhosamente agradeceu a Província do Rio pela oportunidade de participar deste momento. Comentou que ao receber o convite, teve um pouco de receio. “Os religiosos da Província do Rio são muito bem preparados e não conheço quase ninguém. Mas entendi que, Redentoristas como eu, somos então uma família. E vim conviver e conhecer mais membros desta família. Criei coragem e vim desarmado, não para coordenar, mas para vivenciar o retiro com eles. E o professor aprende também quando ensina. O conteúdo que passo tem que fazer sentido para mim também e mais uma vez tive que confrontar minha vida e olhar para a crença no nosso carisma.”

Para o sacerdote, a Congregação Redentorista tem a missão de  levar Jesus e, para isso, precisa seguir os passos de Cristo. “ O retiro era constante na vida de Jesus, Ele passava muito tempo em oração. A parada é importante para não perdermos o rumo e a intensidade da missão. É preciso sempre se restabelecer para voltar para a mesma missão e estas pausas são fundamentais”.

Finalizou dizendo que a palavra de Deus promove esta renovação, pois é viva, eficaz e nada fica escondido. E o contato com vários confrades o deixou motivado. “A experiência espiritual para mim foi edificadora. Foi propício para reencontrar quem eu conhecia e conhecer confrades. Foi muito ver tantos confrades de mais idade participando, em plena atividade. Isto me revigorou, me fez ver que a vida faz ainda muito sentido. Dou graças a Deus por ter vivido momentos de reconciliação e comunhão, pois tudo isso revitaliza.”

Fortalecimento
O Secretário de Vida Consagrada da Província do Rio, Padre Nelson Antônio Linhares, C.Ss.R., destacou que a vida consagrada é repleta de atividades e, com isso, corre o risco de um esvaziamento. Daí considerar essenciais as pausas na caminhada. “A experiência do retiro significa voltar às fontes. Renovar a fé, fortalecer a esperança, restaurando a serenidade para enfrentar os desafios da vida e, desta maneira, voltar para as atividades muito mais fortalecidos pela graça de Deus”. Quando questionado sobre a importância do retiro para a renovação do sentido de comunidade tão importante para os Redentoristas, padre Nelson afirmou ser um momento especial. “A vivência da fraternidade tem como base intensa a espiritualidade. A experiência do retiro nos ajuda a intensificar este aspecto e, como consequência, abre o coração para uma vivência da comunhão, da unidade, respeitando as diferenças, mas vivendo juntos nossa consagração religiosa.” 

 

Informou: Alessandra Assis / SM Propaganda
Fotos: Sandro Abritta / SM Propaganda

 

 

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista