Tempo para refletir a caminhada

 

 

Jovens na fase de acompanhamento vocacional na Província do Rio e seminaristas da Comunidade Vocacional Santo Afonso  iniciaram, na noite de ontem, 12 de abril, no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora (MG), o Retiro da Semana Santa. Com dinâmicas diferentes, os seminaristas e vocacionados compartilham do mesmo espaço, que proporciona a introspecção e momentos de olhar para si mesmo. 

Sob a coordenação dos formadores, padre Fagner Dalbem e do irmão Pedro Magalhães, os seminaristas da Comunidade Vocacional Santo Afonso, vivem, durante o retiro, a espiritualidade da Semana Santa de forma intensa.  De acordo com padre Fagner, são dias de reflexão e estudos sobre a vida de Jesus, celebrações e contemplação.

 

-Hoje pela manhã tivemos um  momento especial em que refletimos o tema da Campanha da Fraternidade deste ano e plantamos 7 árvores  no bosque do Seminário. Além disso, estamos retomando um ato feito pelos primeiros redentoristas que chegaram aqui na Floresta. 

 

O seminarista Milton Nascimento Silva acredita que a Semana Santa já traz um clima diferente e poder passar este período em retiro é um privilégio.

- Conseguimos fazer um retorno ao período inicial da formação. Na correria, com a rotina, acabamos ficando no automático e aqui conseguimos retomar. A dinâmica fortalece também o sentido de comunidade e também é interessante o contato com os vocacionados, olhar agora para eles me faz reviver a fase pela qual já passei.

Para os vocacionados  que estão vivenciando o momento com a coordenação do padre Bruno Alves, promotor vocacional da Província do Rio, o objetivo principal é conseguir olhar de modo profundo para si mesmo.

 

O jovem Yuri Carvalho, natural do Rio de Janeiro (RJ),  conta que há quatro anos sentiu o chamado de Deus durante uma missa, através das palavras de um padre e desde então tem procurado o discernimento. Fazendo o acompanhamento vocacional, vê no retiro uma forma de conhecer mais o carisma Redentorista. “Aqui estou vivendo um pouco a experiência do ser Redentorista. Estou conseguindo me encantar ainda mais e sem as preocupações do mundo.

 

 

O jeito missionário do Redentorista chamou a atenção do jovem Artur Amadio, da cidade de Santa Cruz de Minas (MG). Um amigo seminarista falou sobre a Congregação e ele começou a pesquisar e gostou da caminhada de Santo Afonso.

- O retiro está me ajudando a olhar para meu interior, que é um aspecto que padre Bruno chama bastante  atenção na busca de nossa vocação. Podemos parar para pensar em quem somos, e o ambiente tranquilo ajuda muito neste sentido.

 

O encontro termina no domingo, 16,  com a celebração de Páscoa. 

 

 

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista