Novo presbítero Redentorista

 

Centenas de pessoas marcaram presença na Ordenação Presbiteral do pe. Jonas Pacheco Machado, C.Ss.R., no último sábado (24/06), na Igreja Matriz de São Brás do Suaçuí (MG). O bispo ordenante foi Dom Fernando José Monteiro Guimarães, C.Ss.R., Arcebispo Militar do Brasil. Também participou da celebração o bispo emérito de Divinópolis (MG), Dom José Belvino. Trinta e um padres estiveram presentes, sendo 19 sacerdotes redentoristas e 4 irmãos redentoristas, além das Comunidades Vocacionais Dom Muniz, São Clemente e Santo Afonso, e o SPES. Quase todas as comunidades redentoristas da Província do Rio estiveram representadas através dos Missionários Leigos, Juventude Redentorista e representantes de movimentos e pastorais.

 

“Tendo interrogado o povo de Deus e ouvido os responsáveis, dou testemunho de que o diácono Jonas foi considerado digno deste ministério”, afirmou pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R., Superior Provincial, durante o rito sacramental. Padre Jonas recebeu uma homenagem em nome da família e da comunidade, na qual foi ressaltada a persistência do Missionário em sua caminhada vocacional, enfrentando e vencendo diversos desafios até dar o seu “sim” definitivo, colocando-se à serviço de Deus e da Igreja. O Redentorista agradeceu aos pais, à Congregação, aos seus formadores e colegas estudantes pelo apoio nessa trajetória.

 

Filho único do sr. Agenor Pacheco Machado e de d. Maria Cândida dos Santos Machado, família tradicionalmente católica, padre Jonas nasceu no dia 12 de março de 1990, na cidade de Congonhas (MG), e foi batizado em São Brás do Suaçuí. Realizou a Profissão Religiosa na Congregação Redentorista em 20 de janeiro de 2013, professando os votos de castidade, pobreza e obediência. Ordenou-se diácono no dia 13 de novembro de 2016, em Juiz de Fora (MG).

 

O pároco da Paróquia de São Brás, pe. Thiago José Gomes, expressou sua gratidão à Congregação pela Semana Missionária Vocacional Redentorista, que antecedeu a ordenação presbiteral. Com o envolvimento de toda a comunidade e uma preparação de bastante carinho, a semana promoveu o despertar da consciência vocacional e evangelização dos fiéis.

 

A primeira missa presidida pelo padre Jonas, realizada na Paróquia de São Brás, na manhã do dia 25 de junho, contou com uma tocante pregação do pe. Dalton Barros, C.Ss.R., que ressaltou a importância do papel do sacerdote junto à comunidade e fez uma analogia com o profeta Jonas. Segundo ele, ao contrário do profeta da bíblia, padre Jonas disse o seu “sim” prontamente a Deus. Outro momento marcante foi o ofertório, com a participação de catequistas, professoras e colegas de aula do novo presbítero e a entrada de vários objetos que simbolizavam a caminhada do pe. Jonas. Nesta primeira missa também estiveram presentes os padres Alfredo Viana, C.Ss.R. e Paulo Morais, C.Ss.R., além do irmão Pedro Magalhães, C.Ss.R.

Após a ordenação, padre Jonas permanece na Comunidade Redentorista em Coronel Fabriciano (MG), onde já servia como diácono na Paróquia São Sebastião.

 

 

 

Fonte: www.provinciadorio.org.br

Please reload

Destaque

Música: Instrumento de Evangelização

November 22, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista