Momentos de reflexão e revisão

 

Os seminaristas das Comunidades Vocacionais Santo Afonso e São Clemente participaram do Retiro Espiritual, no Seminário da Floresta (Juiz de Fora/MG) com o objetivo de darem uma parada de reflexão na caminhada de formação. A Comunidade Vocacional Santo Afonso ficou reunida de 11 a 15 de junho e foi coordenada pelo Irmão Cláudio Aparecido Teixeira, C.Ss.R., da Província de São Paulo e levou aos formandos o tema “Vida fraterna e espiritualidade Redentorista” como referência para os dias de aprofundamento espiritual. Os jovens da Comunidade Vocacional São Clemente se reuniram de 14 a 18 de junho e foram coordenados pelo padre Pe. Alfredo Avelar,C.Ss.R., e o tema foi “Nossa Senhora e os 300 anos”.

 

Seminaristas falam da importância do retiro na formação deles:

 

Vinícius Alencar - Comunidade Vocacional Santo Afonso

Pregado pelo Irmão Cláudio C.Ss.R da Província de São Paulo, o retiro semestral da Comunidade Vocacional Santo Afonso, foi uma oportunidade ímpar de silenciar as vozes exteriores, para escutar a voz ardente do Espírito Santo no nosso interior. 
No número 20 das Constituições Redentoristas, vemos que uma das características de um Redentorista é ser "...sempre dado à oração..." e durante este tempo nos aprofundamos na Espiritualidade Redentorista para concretizar em nós essa característica. Alimentados pela intimidade com Deus temos agora mais força e um pouco mais de clareza do caminho onde estamos trilhando. Saímos com uma certeza de que "Se não formos dados à oração nada conseguiremos fazer”.

 

 

 Thiago Augusto - Comunidade Vocacional Santo Afonso

O Retiro vocacional de fim de semestre acontecido entre os dias, 11 a 15 de junho, conduzido pelo Ir. Cláudio da Província de São Paulo foi para mim um tempo fértil de encontro pessoal no desejo que trago no meu chamamento. Um tempo de estudo e conhecimento da Constituição e dos futuros anseios da Congregação no Brasil. Também me foi um tempo de deserto orante e espiritual mergulhado na essência (Espiritualidade) sonhada, desejada e vivida por Santo Afonso para a sua Congregação, da qual escolhi fazer parte.

Como necessidade para nós estudantes esse retiro foi também um tempo de descanso nos estudos acadêmicos e da rotina comunitária. Tempo propício de escuta de fala e vivência do amor de Deus na espiritualidade Afonsiana, que nos convida a sermos sal da terra e luz do mundo, a comungarmos Cristo como um todo em sua vida missionária, como nos exortou Padre Alfredo Avelar, C.Ss.R., no missa de encerramento na Solenidade de Corpus Christi.

 

Rodrigo José Sandi - Comunidade Vocacional São Clemente 

Os retiros na vida de um formando Redentorista é de fato grande experiência de encontro com Deus e consigo mesmo. Pude vivenciar no retiro através da oração e Eucaristia a alegria de caminhar seguindo os passos do Redentor. Meditando e pondo em prática o evangelho por Ele anunciado. 

 

 

Thiago Costa - Comunidade Vocacional São Clemente

O retiro é algo muito importante para a nossa caminhada. É um momento em que aprofundamos na fé e vivenciamos uma profunda experiência de oração e de Deus. Estar distante das rotinas e agitações do dia a dia, para estarmos mais próximos do Evangelho, fortificando-nos no seguimento e anúncio de Jesus Cristo. O retiro, portanto, é um alimento para alma e motivação a mais para continuar dando passos em nossa caminhada vocacional.

 

Fotos: Thiago Costa - Seminarista Comunidade Vocacional São Clemente

 

 

 

                                                     

 

 

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista