Você está no seu caminho de vida?

 

Instintivamente desejamos vida. Em nosso corpo, há uma luta constante por mais vida. Esse desejo não é só do corpo, mas de todo nosso ser, pois o que acontece fisicamente é também reflexo de uma busca que nos transcendente, e que não se aquietará enquanto não repousar na fonte da vida. Para essas buscas profundas, Jesus se apresenta como o único que pode nos realizar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6). Ele é o único que pode saciar nossa “fome”, nossa “sede”, dar-nos esperança, ser nosso abrigo seguro e dar-nos vida plena.

 

Poderíamos dizer que o caminho de vida de todos nós é aquele que nos dá felicidade, pois fala-se muito em felicidade e queremos ser felizes. Em nome da felicidade, as pessoas fazem as maiores proezas e correm os maiores riscos. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida. É justamente aqui que encontramos o elemento de análise principal para encontrar a causa de tanto sofrimento presente no mundo de hoje. Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que tenha o seu fundamento fora de Deus, estará estruturada em um falso valor, de modo que irá representar uma falsa felicidade, que só poderá trazer dor e sofrimento.

 

Todos nós procuramos um caminho, uma direção a seguir, um sentido para a vida. Porém o que buscamos não é qualquer caminho, mas um que nos leve à realização plena. Todos nós queremos ter clareza da realidade, saber por onde andamos e ter segurança. Não queremos ser iludidos e enganados. Queremos a verdade. “Quem” ou “o que” pode se dizer como verdade? Quem pode dizer que é a base de toda a esperança? Existem várias propostas que querem nos enganar dizendo ser a resposta para esses anseios, mas que, na verdade, desejam apenas nos explorar, aproveitando-se dessa busca essencial. Por isso é preciso ter cuidado. Só Jesus é “o caminho, a verdade e a vida”. O cristão é aquele que renuncia às outras propostas e coloca no Cristo toda a sua esperança e nele encontra o seu próprio caminho de vida.

 

 

Padre Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R. - Formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista