Privilégio Injusto

 

A realidade social não é visível a olho nu. Existem as falsas verdades ou ideias dominantes que distorcem o que os olhos veem e escondem o que não deve ser visto. Mas qual seria o interesse de alguém em esconder ou em mentir sobre como a sociedade realmente funciona? Como diria Max Weber, os ricos e felizes, em todas as épocas e em todos os lugares, não querem apenas ser ricos e felizes. Querem saber que têm “direito” à riqueza e à felicidade mesmo que seja injusto. Querem ter a consciência tranquila em gozar do melhor da vida enquanto o vizinho morre de fome. Ou seja, aqueles que nasceram em berço de ouro justificam-se por ter recebido uma herança, os que se sacrificaram até alcançar um lugar ao sol justificam-se pelo seu esforço e que, por isso, merecem ter o que têm, e os que acreditam ser uma graça de Deus ter em sua conta bancária muito mais do que precisam justificam-se por serem abençoados. Tais ideias são comuns e bem aceitas entre nós, e os pobres, que comem as migalhas que caem da mesa dos privilegiados, devem entender que precisam ralar muito até conseguir um lugar à mesa.

 

Antigamente acreditava-se que Deus escolhia alguns para legitimamente ter acesso a todos os bens e recursos escassos. A sociedade moderna diz de si mesma que superou todos os privilégios injustos; que, hoje, todos temos acesso a todos os bens naturais e, se aparentemente alguém tem privilégio em nosso dias, na verdade, não é privilégio, mas mérito pessoal de indivíduos mais capazes, por isso é justificado e merecido.

 

São essas justificações e merecimentos que fazem com que o mundo social seja distorcido e falseado. A reprodução de todos os privilégios injustos dependem dessa distorção de ideia. E é para manter a distorção que os privilegiados são os donos dos jornais, das editoras, das universidades, das TVs e do que se decide nos tribunais e nos partidos políticos. Apenas dominando todas essas estruturas é que se pode monopolizar os recursos naturais que deveriam ser de todos e explorar o trabalho da imensa maioria de não privilegiados, sob a forma de taxa de lucro, renda ou aluguel.

A riqueza natural do Brasil é dominada por 1% da população brasileira, ou seja, por 1% de privilegiados, ou de abençoados por Deus. E 99% de não privilegiados, ou de amaldiçoados por Deus trabalham para encher o bolso desses 1% mais ricos, além de, claro, muitos ricos não precisarem pagar imposto por receber do governo a isenção fiscal.

 

Para esse sistema funcionar, os cidadãos brasileiros, trabalhadores e trabalhadoras, têm que, efetivamente, ser feitos de “tolos”, ou seja, sofrer verdadeira “violência simbólica”, para que a reprodução de privilégios injustos sejam eternizados. Daí percebemos que até os ditos intelectuais e especialistas se tornam peças fundamentais nesse jogo para tornar todo tipo de privilégio injusto em privilégio merecido ou, na maior parte dos casos, privilégio invisível.

 

Por que os serviços de telefonia celular no Brasil apresentam uma das taxas de preço mais altas do mundo para um serviço de péssima qualidade?1 E por que os brasileiros pagam pelo automóvel três vezes mais do que nos outros países?2 E o preço da gasolina? Em países vizinhos, ela custa muito menos ao consumidor3.

 

A crítica e o questionamento é a primeira forma de luta contra as ideias dominantes que fazem da maioria dos filhos de Deus escravos. Depois, é preciso convencer a todos que não existem direitos diferenciados em relação ao bens naturais, que todos temos os mesmos direitos sobre eles, pois foram dados por Deus para toda a humanidade e não para alguns. Qualquer política deve garantir esse direito. É preciso também entrar na luta pelo direito de todos e, principalmente, dos mais frágeis, ou seja, dos mais pobres e dos que mais sofrem com a injustiça social, pois todos somos irmãos, temos a mesma herança, o mesmo direito, o mesmo Pai.

 

Pe. Fagner Dalbem Mapa, C.Ss.R. - Formador da Comunidade Vocacional Santo Afonso (Juiz de Fora/MG)

 

Texto baseado no livro de Jessé Souza – A tolice da inteligência brasileira.

1 https://www.youtube.com/watch?v=PeBgppmiAKU

2 https://www.noticiasautomotivas.com.br/lucro-brasil-faz-o-consumidor-pagar-o-carro-mais-caro-do-mundo/

3 https://www.brasil247.com/pt/247/economia/42488/Brasileiro-est%C3%A1-entre-os-que-pagam-mais-caro-por-gasolina.htm

 

Fonte: sabordafe.com

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista