Dia Mundial de Oração pelas Vocações

 

Celebramos hoje o dia do Bom Pastor. Jesus mesmo nos alerta sobre esta realidade mística de sua missão: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (Jo 10, 11); “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai” (Jo 10, 14-15). Reconhecer Jesus como o Bom Pastor de nossa existência é um ato profundo de fé, pois, isso implica conhecimento real de quem é Jesus e também que vida Ele me dá. A maioria dos cristãos, porém, fica apenas no primeiro nível, ou seja, reconhecem Jesus como sendo pastor e mestre de suas vidas, mas, não se atentam ao necessário passo seguinte: reconhecer o Bom Pastor é saber que Ele é quem nos dá a vida, portanto, escutá-lo é fundamental para saber a que vida sou chamado.

 

Justamente por isso, a data de hoje também é dedicada ao Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Só tem vida quem recebe o pastoreio do Bom Pastor. Quem é do seu redil tem a vida, pois conhece o caminho a seguir e não está abandonado à própria sorte no mundo, isto é, quem faz o encontro amoroso com Jesus Cristo encontra sua razão de ser, noutras palavras, encontra sua vocação e a abraça! 

 

Contudo, há “ainda outras ovelhas que não são deste redil; também a elas devo conduzir, elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (Jo 10, 16). A importância mística deste 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações é para que a Igreja continue firme sua vocação de conduzir homens e mulheres ao encontro do Bom Pastor. Muitas pessoas, sobretudo jovens, não sabem reconhecer o motivo de existirem, passam suas vidas perambulando pelas periferias existenciais, mas, não encontram sua razão de ser, não abraçam sua vocação. Assim, o dia de hoje, por nossas preces e súplicas, tem o objetivo de abrir os ouvidos dos corações dos cristãos para abraçarem sem medo sua vocação, inclusive a vocação à Vida Religiosa Redentorista!

Ouvir a voz do Bom Pastor é receber a vida. Encontra o sentido da vida quem tem a generosa coragem de assumir sua vocação. Todo ser humano recebe uma vocação. Mas, para descobri-la, é necessário percorrer o caminho que o Bom Pastor indicar e assim viver a felicidade dos pertencentes ao redil do Senhor!

 

Pe. Bruno Alves Coelho, CSSR – Promotor Vocacional  da Província do Rio 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista