II Encontro Vocacional 2018

 

 

Do dia 13 de julho ao dia 16 deste mesmo mês, aconteceu o segundo Encontro Vocacional Redentorista na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG). Participaram dez (10) jovens vocacionados que já vinham sendo acompanhados mais de perto por parte de nosso Secretariado Vocacional, que vieram das seguintes cidades capixabas, Aracruz e São Gabriel da Palha; e das seguintes cidades mineiras: Alvinópolis, Araújos, Bom Despacho, Gouveia, Itabira, Nova Era, Pará de Minas e São Francisco de Paula.

 

A Solenidade do Santíssimo Redentor, celebrada no Domingo, dia 15 de julho, teve lugar central em nosso encontro. Celebramos Jesus Redentor de acordo com a teologia afonsiana: “Por seus escritos, especialmente pelos Sermões para a Novena de Natal, vê-se claramente a ideia que Afonso tem da redenção. No amor e por amor, Cristo se dá a nós. O dom de Cristo a nós consiste nisto: desde o começo de sua vida terrena, ele se entrega ao sofrimento e à morte (abandono de si mesmo). Ele se entrega por nós, a fim de nos remir. Então Ele se dá a nós. Embora a noção do pagamento de um preço para satisfazer a justiça divina pareça negativa, devemos ter em mente que, em todos os escritos de Afonso, o amor é o maior motivo da redenção. Ele considera a redenção não tanto como um fim em si mesmo, mas como uma expressão do amor de Deus. Por isso, o pensamento de que a redenção é um mistério de amor e como tal excita nosso amor deve ser sempre recordado quando lemos Afonso”.

 

Os vocacionados foram convidados a mergulharem em suas histórias de vida, interiorizando o dom do chamado à vida e tomando contato com a constante presença de Deus que os acompanha sempre, a fim de buscarem maior consistência em sua busca vocacional, entendendo que a vocação não é uma imposição divina, mas, uma resposta generosa e gratuita ao amor divino. Para tal, os jovens deixaram-se conduzir pela equipe de trabalho: padres  Alfredo Avelar, C.SS.R., e Bruno Alves,C.SS.R., e psicóloga Anna Paula Gomes, que através dos meios possíveis atualmente, tanto da espiritualidade quanto das ciências humanas, puderam tomar consciência de seus dons e limites, dores e alegrias biográficas e, na liberdade responsável, perceberam a que vocação Deus os chama.

 

Ao fim do encontro, alguns encaminhamentos aos vocacionados jovens: três (03) foram aconselhados a se realizar como cristãos em outro projeto de vida, um (01) permanecerá em acompanhamento e será convidado a outro encontro ainda este ano e seis (06) foram convidados para participarem do Estágio Vocacional Redentorista em janeiro de 2019.

 

Com a memória agradecida ao Bom Deus que nos confiou a graça de sermos luzes para estes jovens, agradecemos também nossa equipe de trabalho: Neucilene, Redentorista de Coronel Fabriciano e colaboradora de nosso Secretariado Vocacional que tudo organizou com carinho e eficiência; psicóloga Anna Paula, Missionária Leiga e competentíssima profissional que tanta qualidade e segurança traz para nossos encontros e, finalmente, ao caro confrade Pe. Alfredo, promotor vocacional por natureza e exemplo de vida redentorista: Deus os abençoe sempre!

 

 

Pe. Bruno Alves Coelho, CSSR – Promotor Vocacional

 

 

 

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista