Retiro Espiritual

 

As Comunidades Vocacionais Santo Afonso (CVSA) e São Clemente (CVSC) participaram de um Retiro Espiritual, de 1° a 04 de novembro, na Casa de Retiros Seminário da Floresta, na cidade de Juiz de Fora (MG). Com o tema “Vocação, meu tesouro”, o pregador, pe. Lucas Emanuel Almeida, C.Ss.R., promotor vocacional da Província de São Paulo, trabalhou a identidade redentorista e aspectos do que é ser memória viva do Redentor.

 

O pe. Lucas orientou o retiro para as duas comunidades vocacionais, sendo que os momentos de oração e celebração aconteciam juntos, enquanto as palestras foram ministradas separadamente. Foram realizadas missas todos os dias e oração de manhã e à noite.

 

A missa de abertura, na quinta-feira (1º/11), foi concelebrada pelo pe. José Maurício de Araújo, C.Ss.R., formador da CVSC. Na sexta (02/11) à noite, na área externa da casa de retiros, foi realizado o Terço Vocacional. A missa de encerramento, no domingo (04/11), contou com a presença dos formadores da CVSA, pe. Fagner Dalbem, C.Ss.R. e ir. Pedro Magalhães, C.Ss.R., além do pe. José Maurício, C.Ss.R. As duas comunidades se reuniram para uma avaliação final e o pe. Lucas presenteou cada seminarista com uma camisa vocacional.

 

Para o seminarista Vinícius Alencar, o momento foi oportuno para fazer uma revisão de vida: “O retiro foi uma grande oportunidade de rezar pela minha vocação onde tudo começou: Seminário da Floresta. Com isso, pude perceber as sutilezas do amor de Deus e a sacralidade de nossa história, como Deus nos chama através dela. Também foi momento oportuno de repensar os ‘passos mal dados’ e retomar a coragem para refazê-los”. 

 

A experiência do retiro é sempre marcante na vida de um vocacionado, como afirma o jovem Jefferson Lucas: “Através do silêncio e da oração, somos chamados a mergulhar em nossa história. O convite foi para que olhássemos nossa vocação como um tesouro, dom de Deus e oferta de amor. Que este tempo de graça fortifique o nosso chamado e o nosso SIM’”.

 

O formando Wiliam José também compartilha da opinião dos seus colegas: “Foi uma experiência muito rica, pois pude refletir toda a minha caminhada vocacional e vê-la como o próprio tema sugere: um tesouro. Rezei à luz da nossa espiritualidade redentorista e revivi as memórias que me fizeram escutar o chamado de Deus para a Congregação, o que foi muito emocionante”, disse Wiliam.

 

Fonte: http://www.provinciadorio.org.br

 

 

 

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista