Rumo a uma nova missão na Província!

 

No dia 24 de outubro de 2018 eu fui eleito Superior Provincial dos Redentoristas da Província do RJ/MG/ES. Também foram eleitos um Vigário Provincial, 3 Conselheiros e secretários. Portanto, o Governo Provincial é uma equipe de confrades escolhidos pelos demais para gerenciar a unidade redentorista, no nosso caso, a Província RJ/MG/ES. 

 

A principal missão do Governo Provincial é a de ser uma equipe de animação e motivação dos confrades, para que sejamos fiéis à nossa missão e coerentes com o carisma original de Santo Afonso Maria de Ligório. É tarefa de gestão de pessoas, organização, cuidado e pastoreio, promovendo o dinamismo evangelizador!

 

O Superior Provincial deve ser o animador da vida provincial, fazendo-se presente nos momentos alegres e difíceis da caminhada provincial. Na verdade, o Superior Provincial é aquele que continua a história do grupo, fazendo a ponte do presente com o passado, ou seja, ligando com as gerações que nos antecederam, mas ao mesmo tempo garantindo e projetando o futuro da Congregação. Para ser fiel ao seu compromisso de animador da vida provincial, o Superior Provincial dirige a sua ação baseando-se no cumprimento das Constituições, dos Estatutos Provinciais e do Diretório dos Superiores.

 

Ao lado de grandes desafios, como o continuado crescimento de nossas atividades missionárias e a necessidade de mais vocações, há o cuidado com o envelhecimento de muitos confrades. Outro desafio é o que chamamos de interprovincialidade, com a integração e a parceria com as outras províncias redentoristas, não só no contexto brasileiro, mas também no contexto latino-americano. Estamos vivendo um processo de reestruturação para a missão, com a união de (Vice) Províncias e o planejamento de trabalhos comuns. Enfim, precisamos estar atentos aos sinais dos tempos e ao que a Igreja e a Congregação pedem de nós.

 

Iniciamos o ano de 2019 com muitas novidades nas Paróquias e Santuários Redentoristas. Umas com novos párocos e reitores, outras com novos vigários. A alegria de receber um missionário (Padre ou Irmão) na paróquia convive com a saudade deixada por aqueles que partem. Entretanto, o espírito de mobilidade faz parte da vida dos religiosos e a própria missão de Jesus assim nos ensina. Quando os discípulos queriam permanecer num mesmo lugar, o próprio Jesus lembrava que era preciso seguir adiante. Tais mudanças, ainda que pareçam doloridas em algum momento, certamente ajudam a crescer, tanto ao padre e irmão, quanto à comunidade. As mudanças ajudam a evitar a acomodação e a repetição. Afinal, os novos desafios trazem sempre oportunidade de crescimento.

 

Peço a você, que faz parte da família Redentorista e acompanha nossas redes sociais, que nos sustente com as orações, para que Deus continue derramando sobre nós as suas bênçãos redentoras. Para mim, como Provincial, é uma imensa graça poder dirigir a Província neste tempo tão especial para a Congregação no mundo inteiro. Que sejamos obedientes e fiéis ao Senhor!

 

Pe. Nelson Antonio Linhares de Souza, C.Ss.R.

Provincial Redentorista RJ-MG-ES

 

Fonte: http://www.provinciadorio.org.br

Please reload

Destaque

Oração pelas Vocações Redentoristas

November 11, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista