Oração pelas Vocações Redentoristas

 

 

No dia 10 de novembro de 2019, comemoramos o Dia da Promoção da Vocação Missionária Redentorista. Como esta celebração anual ocorre no segundo domingo de novembro, está intimamente ligada ao dia da fundação de nossa Congregação, em 9 de novembro - este ano marcando 287 anos. Apresentamos a carta do Pe. Michael Brehl, C.Ss.R., Superior Geral, emitida para esta ocasião.

 

TESTEMUNHAS DO REDENTOR:
solidários para a missão em um mundo ferido

 

Caros Confrades, Irmãs, Leigos Missionários e Associados,

Enquanto nos preparamos para celebrar o Dia Mundial de Oração pela Vocação Missionária Redentorista, em 10 de novembro, convido você a refletir em espírito de oração sobre estas palavras do Papa Francisco:

 

A missão de estar no coração das pessoas não é apenas uma parte da minha vida ou um distintivo que eu possa tirar; não é um 'extra' ou apenas outro momento da vida ... eu sou uma missão nesta terra; essa é a razão pela qual estou aqui neste mundo. Segue-se que toda forma de atividade pastoral, formação e espiritualidade deve ser vista à luz de nossa vocação cristã (Christus Vivit # 254).

 

Embora o Papa Francisco tenha dirigido essas palavras especialmente aos jovens, creio que elas também são dirigidas a todos nós que somos chamados a viver a Vocação Missionária Redentorista. Este foi o cerne de nossa oração, reflexão, discernimento e decisões durante as reuniões do meio do sexênio em todas as conferências. Nossa vocação missionária é o cerne do processo de reestruturação e nossos planos apostólicos: como “um corpo missionário” (Const. 2), somos testemunhas proféticas do Redentor em nosso mundo ferido hoje.

 

Mais do que nunca, somos chamados a viver essa vocação em um espírito de profunda fé e confiança na presença de Jesus, nosso Redentor, que prometeu permanecer sempre conosco. Encontramos sua presença com a alegria e a paz que ele oferece quando encontramos, em espírito de solidariedade, nossos irmãos e irmãs mais necessitados.

 

Diante de tantas possibilidades e necessidades, somos chamados a um discernimento cuidadoso e cheio de fé na comunidade. À luz das decisões do Capítulo Geral e dos sinais dos tempos, somos chamados a uma vida missionária que atravessa fronteiras e derruba muros - a uma vida cada dia mais internacional e intercultural. Esta vida missionária e nossa vocação missionária nos chamam a uma comunhão mais profunda com nossos missionários leigos e associados redentoristas, com irmãs religiosas que compartilham nosso carisma e com os mais pobres e abandonados.

 

Vivemos hoje um momento histórico de criatividade evangélica. O Papa Francisco nos exorta a sermos evangelizadores cheios do Espírito, capazes de criar uma cultura de encontro e esperança. Com mais de 1.000 jovens em formação inicial e um número crescente de parceiros leigos, estamos convencidos de que hoje nosso carisma e vocação missionária estão cheios de vida e energia.

 

Nesse espírito, lembro-lhe da decisão do Capítulo Geral de que cada (Vice) Província e Região faria uma coleta anual em todas as nossas Igrejas para o Fundo de Solidariedade. Se você não fez esta coleta este ano, sugiro que o Dia Mundial de Oração pela Vocação Missionária Redentorista seja um momento muito apropriado para fazê-lo. Por meio do Fundo de Solidariedade, a Congregação presta assistência às Unidades mais necessitadas, especialmente em seus programas de formação e na formação de formadores. Esse espírito de solidariedade é essencial para o dinamismo contínuo de nossa vocação missionária redentorista. Por favor, seja generoso.

 

Ao nos lembrarmos do 287º aniversário de fundação da Congregação Redentorista, agradecemos a Deus pela vida e pelo testemunho de tantos confrades em cujos ombros estamos - começando com Santo Afonso e o irmão Vito Curzio. No próximo ano, celebraremos o 200º aniversário da morte de São Clemente Hofbauer, bem como a fundação da Congregação além dos Alpes - o primeiro começo de nossa missão internacional no mundo.

 

Irmãos e irmãs, neste Dia Mundial de Oração pela Vocação Missionária Redentorista, agradecemos a Deus por nos chamar em Jesus Cristo nosso Redentor para compartilhar esse carisma. Ore para que muitos outros também respondam a esse chamado: Irmãos e Irmãs, Sacerdotes, Missionários Leigos e Associados Redentoristas. Em toda comunidade redentorista, igreja e paróquia, incentivo você a convidar outras pessoas a orar por essa intenção. E convide-os também a considerar que Deus pode estar chamando-os individual e pessoalmente para dar a vida com Jesus por suas irmãs e irmãos.

 

Nas palavras do Papa Francisco, incentive-os a discernir com cuidado:

Jesus está andando em nosso meio, como fez na Galiléia. Ele anda pelas nossas ruas e para silenciosamente e olha nos nossos olhos. O chamado dele é atraente e intrigante ... Procure a calma e o silêncio que lhe permitem refletir, orar, olhar mais claramente para o mundo ao seu redor e, então, com Jesus, reconheça a vocação que é sua neste mundo. (Christus Vivit, 277).

 

Irmãos e irmãs, sou profundamente grato por compartilhar esta vocação missionária com vocês. Obrigado por sua perseverança e paciência, e por seu alegre testemunho ao Redentor!

 

Que Afonso de Ligório e Clemente Hofbauer, Vito Curzio e Geraldo Majela, Celeste Crostarosa e tantos outros nos inspirem a viver sempre nossa vocação missionária com alegria e esperança - e comunicar essa alegria e esperança a todos! Que Maria, nossa Mãe do Perpétuo Socorro, nos acompanhe todos os dias, quando levamos as Boas Novas aos pobres. Beato Gaspar Stanggassinger, Padroeiro da Formação na Vocação Missionária Redentorista, rogai por nós!

 

Em Cristo nosso Redentor e nosso irmão,

Pe. Michael Brehl, C.Ss.R.
Superior Geral

Please reload

Destaque

Música: Instrumento de Evangelização

November 22, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista