Música: Instrumento de Evangelização

     Nesta sexta-feira, 22 de novembro, a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Cecília, cuja imagem é representada tocando um instrumento musical e cantando. Muito religiosa, estudava música desde criança. Conta-se que “enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava, no seu coração, um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro esposo”. Por essa história é considerada a padroeira dos músicos. Logo, na mesma data, comemoramos o Dia do Músico.

     Essa data homenageia aqueles que possuem o dom divino de cantar, compor ou tocar um instrumento. Quando relacionamos a música ao ambiente da Igreja, professamos a nossa fé e nos unimos em oração a Cristo, através de nossas virtudes musicais.

 

     A exemplo da vida de oração de Santa Cecília, que usava sua voz para louvar a Deus, cada melodia executada através de um instrumento musical ou cada cântico entoado por um cantor cristão o aproxima de Cristo e fortalece sua vida espiritual. A música na Igreja é uma verdadeira oferta de louvor a Deus e um testemunho da graça divina. É também uma linda forma de evangelizar: alcança primeiro os ouvidos, depois toca o coração, acalma a alma e assim, por meio da música, propaga-se a Palavra de Deus.

 

     Dentro da evangelização, a música é uma forma de animar os corações sofridos e levar o amor do Pai aos fiéis cansados e perdidos. Definitivamente, o músico é um instrumento nas mãos de Deus! A ele é confiada a missão de colocar o coração do homem em sintonia com o coração de Cristo.

 

 

Em todas as paróquias e santuários da Unidade Redentorista de MG, RJ e ES, temos voluntários que se doam a esse lindo e importante trabalho de evangelizar e animar as celebrações através da música. Como forma de homenageá-los, escolhemos uma pessoa para representá-los e nos contar sobre a função do músico na evangelização. Entrevistamos Luciana Sacramento, coordenadora das equipes de música da Igreja São José, em Belo Horizonte (MG), que há 20 anos que vivencia essa experiência com a música na igreja.

 

 

Província do Rio - Qual é o papel da música dentro da evangelização?

Luciana Sacramento - A música tem um papel fundamental na evangelização. Sabemos que é a Palavra de Deus que evangeliza, a música é apenas um meio de preparação para que a Palavra, que é a semente, caia na terra arada e dê frutos. Mas é a partir da entrega e do testemunho de quem está cantando que a música consegue derrubar muros que talvez uma palavra não consiga. Sempre temos alguém que diz: “aquela música me tocou” ou “aquela música mexeu comigo”. É por isso que o músico tem um papel muito importante como canal de evangelização.

 

Província do Rio - O Ministério da Música é também um importante instrumento de conversão. De que forma os músicos podem contribuir para essa missão?

Luciana - A missão do músico é fazer com que a oração cantada alcance os corações, levando as pessoas à uma experiência de intimidade com Deus. O músico deve ser um divisor de águas, mas, para que esse papel aconteça, ele deve estar em comunhão com Deus, ter uma vida de oração contínua para que sua oferta e doação sejam verdadeiras e de coração. Como músicos, o nosso dever é fazer com que Cristo apareça, não permitir que a vaidade tome o lugar de quem é por direito, é ser usado como instrumento nas mãos de Deus.

 

Província do Rio - Especificamente na Paróquia São José, como a equipe de música se organiza e leva a sério seu papel transformador na Igreja?

Luciana - Temos voluntários que servem de acordo com sua disponibilidade e horário. No domingo, por exemplo, temos sete missas. Os músicos se revezam semanalmente, alguns com disponibilidade para servirem 1 ou 2 duas vezes ao mês, e quando acontece algum imprevisto, tentamos nos organizar ao máximo para não deixarmos nenhuma celebração sem a contribuição musical.

 

Província do Rio - Deixe um recado para todos os músicos de nossas paróquias e santuários redentoristas.

Luciana - Tem uma frase de Santo Agostinho que é muito usada pelos músicos: “cantar é próprio de quem ama”. A música, sobretudo a música sacra, é algo que nos transcende, nos leva a lugares desconhecidos e nos transforma. Cantamos a alegria e a tristeza, o amor e a falta dele, o presente, o futuro e o passado, a vida e a morte. Eu sou muito grata a Deus por me confiar um dom tão especial. Para mim é uma dádiva, eu sou muito feliz por ser um instrumento nas mãos de Deus! É uma missão muito desafiadora, mas é muito gratificante quando você percebe que o seu canto está chegando aos corações. Aí você percebe o quanto a missão é importante.

 

 

 

Que Santa Cecília abençoe todos os músicos nessa linda missão,

especialmente os de nossas paróquias e santuários! Santa Cecília, rogai por nós!

 

Fonte: https://www.provinciadorio.org.br/

 

Please reload

Destaque

Música: Instrumento de Evangelização

November 22, 2019

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista