ESTÁGIO VOCACIONAL REDENTORISTA

 

 

 

 

Estágio Vocacional Redentorista de 2020, de 03 a 09 de janeiro, na Casa de Retiros Seminário da Floresta, na cidade de Juiz de Fora (MG).

 

Durante esse período, 8 jovens que tiveram o acompanhamento vocacional durante o ano de 2019 se reuniram em um intenso processo de descoberta e aprofundamento.

 

Os vocacionados foram acompanhados por uma equipe de trabalho composta pelos Missionários Redentoristas e por psicólogas. Ao final do Estágio, alguns dos candidatos foram convidados a ingressarem na Comunidade Vocacional ou encaminhados para um novo processo de discernimento vocacional.

 

Rezemos pelo bom êxito do Estágio Vocacional Redentorista!

 

O QUE É VOCAÇÃO?

 

Na verdade, o significado da palavra vocação é bastante amplo e tem sua origem no verbo latino vocare, que significa “chamar ou chamamento”. No âmbito religioso, trata-se de um chamado que provém da boca Daquele que tudo criou pela força de sua Palavra: Deus. Portanto, compreender a vocação como um dom é reconhecer que, em todas as circunstâncias, Deus nos chama a viver e realizar seu projeto de amor.

 

Vocação é dizer SIM a Deus, pela fé, descobrir o próprio lugar no mundo, na Igreja de hoje e no serviço aos irmãos. Para descobrir bem este projeto de Deus se faz necessário fazer um discernimento.

 

 

DISCERNIMENTO VOCACIONAL

 

Diante das diversas opções vocacionais que a vida cristã oferece, é importante que os/as jovens façam um discernimento para descobrir qual é a vocação a qual se sente chamada/o por Deus. No início da juventude nem sempre se tem clara esta opção, por isso é necessário conhecer os diversos caminhos.

 

A palavra discernimento significa “colocar à parte, dividir ou separar; é conhecer ou ver distintamente, avaliar, fazer a distinção entre duas ou mais coisas”, ou seja, “escolher, tomar uma decisão diante de algumas opções”. É importante que o discernimento não seja feito sozinho, faz-se necessário deixar-se ajudar por um guia espiritual ou orientador vocacional, isto é: uma pessoa com mais experiência de vida e caminhada de fé. A partir do diálogo com essa pessoa, é possível perceber melhor na própria experiência de vida e de fé os sinais de Deus.

 

Sinais estes que se revelam por meio de acontecimentos concretos do cotidiano, de situações sociais e eclesiais que levam a pessoa a dar uma resposta, colocando-se livremente à disposição de Deus para  fazer algo que corresponda ao seu projeto.

 

ALGUMAS PERGUNTAS PARA AJUDAR NO SEU DISCERNIMENTO:

 

1. O que desejo para minha vida?

2. O que penso em relação ao meu futuro?

3. Quais são as dúvidas mais constantes em relação à minha escolha vocacional?

4. Sou consciente de que só encontrarei o verdadeiro sentido para a minha vida correspondendo ao projeto que Deus tem para mim?

 

 

 

Please reload

Destaque

Segundo Noviciado Redentorista

January 22, 2020

1/10
Please reload

Notícias recentes

Please reload

MÍDIAS SOCIAIS

 

Notícias

Acompanhe todas as notícias do Secretariado Vocacional Redentorista